18.08.2025 às 09:08h - atualizado em 18.08.2025 às 09:46h - Saúde

Descanso amplia cirurgias e zera filas em pediatria e ginecologia

Apesar do resultado positivo, outras especialidades e exames ainda apresentam grande demanda

Arlei Silveira

Por: Arlei Silveira Iporã do Oeste - SC

Descanso amplia cirurgias e zera filas em pediatria e ginecologia
Foto: Fernanda Siqueira/Arquivo Pessoal

A Secretaria de Saúde de Descanso comemora avanços importantes na redução das filas de atendimento. Segundo a secretária municipal, Fernanda Siqueira, o município zerou a fila de consultas em pediatria e ginecologia. Todos os pacientes que procuram esses serviços agora são atendidos apenas com pedidos novos e retornos, sem casos antigos aguardando.

Apesar do resultado positivo, outras especialidades e exames ainda apresentam grande demanda. Conforme Fernanda, a administração estuda novos formatos de trabalho e convênios para ampliar o atendimento e reduzir a espera em outros setores.

De acordo com a secretária de Saúde, o transporte de pacientes é outro desafio enfrentado pela pasta. Com um projeto em parceria com o governo estadual para a realização de cirurgias e o atendimento de filas antigas, a Secretaria chega a realizar de 12 a 18 viagens diárias para levar moradores a outras cidades. Somente nos primeiros seis meses deste ano, já foram realizadas mais de 190 cirurgias eletivas, incluindo procedimentos de oftalmologia e ortopedia, muitos deles de alta complexidade. Fernanda destaca que esses resultados representam uma conquista para pacientes que aguardavam há anos por uma solução.

Outra frente de atuação é a busca ativa pela vacinação contra o sarampo. Com apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual, equipes percorrem indústrias e comércios do município para verificar as cadernetas de vacinação e oferecer a imunização. A ação tem caráter preventivo, já que países da região de fronteira enfrentam aumento nos casos da doença.

Fernanda reforça que a Secretaria de Saúde mantém as portas abertas para ouvir e atender a comunidade. Para a secretária, é importante que a população procure a Unidade de Saúde, leve as suas demandas e dúvidas, para que as equipes possam encontrar soluções.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.