18.07.2025 às 15:15h - Geral
A taxação imposta pelos Estados Unidos pode inviabilizar a produção de mel em grande escala na região. A Associação dos Apicultores de Itapiranga busca alternativas para a comercialização do mel. Foram 02 anos de crise no setor e agora a preocupação é maior com a taxação imposta pelos Estados Unidos. O mercado interno registra pouco consumo.
Conforme o Presidente da Apita, a Associação dos Apicultores de Itapiranga, Rafael Bressler, foram anos bem difíceis para os apicultores e a restrição para venda ao exterior pode inviabilizar a atividade, causando falência do setor, pois não terá garantia de comercialização. Segundo Bressler, nos últimos meses o setor começou a reagir com venda expressiva incluindo exportações. O Presidente comenta que entregou 30 mil quilos de mel para venda externa, porém 02 cargas já foram suspensas devido a taxação dos Estados Unidos.
O Presidente da Apita lamenta a situação enfrentada pelos produtores de mel. A falta de garantia de faturamento inibe capacitações e investimentos por parte dos apicultores. Rafael Bressler elogia atuação do Senar, que proporciona capacitação gratuita. A restrição prevista a partir de 1º de agosto já causa danos e pode resultar em uma crise sem precedentes.
A Associação dos Apicultores de Itapiranga, possui inspeção municipal e busca confirmar o SIF, Serviço Inspeção Federal. Segundo Rafael Bressler já foram feitas alterações de estatuto para atender exigências do Ministério da Agricultura para comercialização nacional. O trabalho de quase dois anos está em fase de conclusão para conquistar certificação e venda nacional. Bressler confia que em breve a Apita terá certificação federal para a venda do mel.
02 anos de grande dificuldade provocaram a desistência de pessoas na apicultura. Cursos oferecidos pelo Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais mudam a realidade na produção de mel. O Presidente da Apita, Rafael Bressler, cita o Atendimento Técnico e Gerencial que capacita os apicultores. Destaca a importância da troca de rainhas, produção de enxame novo, troca de cera e manejo correto nas colmeias.
Segundo Bressler, a capacitação e o empenho são fundamentais, porém o produtor também depende da garantia de venda. O Presidente relata que a Apita possui associados em outros municípios devido ao trabalho organizado e inspeção que possui oferecendo rotulo para venda. A entidade não recebe recursos públicos para desenvolver suas atividades e no momento possui 42 sócios.
Comentar pelo Facebook