18.07.2025 às 08:00h - atualizado em 18.07.2025 às 08:23h - Saúde

Psicóloga alerta sobre o crescente uso de vapes entre adolescentes em São José do Cedro

Luana Ely

Por: Luana Ely São José do Cedro - SC

Psicóloga alerta sobre o crescente uso de vapes entre adolescentes em São José do Cedro
foto: agencia brasil

A psicóloga Ana Paula Bianchini, da Secretaria de Saúde de São José do Cedro, expressou preocupação com o aumento do uso de cigarros eletrônicos (vapes) entre adolescentes. A especialista destacou que muitos jovens estão recorrendo ao vape como uma forma de lidar com a ansiedade, um problema de saúde mental cada vez mais prevalente.

"O uso do vape ou pod pelos nossos jovens e adolescentes, além do risco para a saúde, é proibido no Brasil. A comercialização desse item é ilegal, o que acarreta consequências físicas, psicológicas e legais", explicou Ana Paula.

A psicóloga ressaltou que, apesar da proibição da Anvisa, o uso de vapes tem crescido significativamente, especialmente em festas e locais fechados. Ela alertou para os efeitos negativos na capacidade respiratória dos jovens, que têm apresentado mais problemas de saúde, principalmente durante o inverno.

Ela explicou que a nicotina presente nos cigarros eletrônicos atua como um estimulante, levando a um estado de hiperestimulação que pode agravar problemas de saúde mental.

Ana Paula Bianchini enfatizou a importância de conscientizar os jovens sobre os riscos do uso de vapes e buscar alternativas saudáveis para lidar com a ansiedade e outros problemas emocionais. Ela também reforçou que a comercialização e o uso de cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil, sujeitando os infratores a sanções legais.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.