18.07.2025 às 10:32h - Esportes
O Grêmio busca um meia de criação na janela de transferências que segue aberta até 2 de setembro. A procura se deve à falta de créditos de Cristaldo e Monsalve junto a Mano Menezes. Na quarta-feira, o treinador optou por improvisar o volante Edenilson, assim como o técnico antecessor, Gustavo Quinteros, havia feito no início da temporada.
Na entrevista coletiva após a derrota por 2 a 0 para o Alianza Lima, no Peru, Mano comentou sobre a dificuldade da equipe em armar jogadas ofensivas:
– Estamos trabalhando para trazer um jogador que possa ser um jogador que acrescenta, principalmente nesse nosso meio-campo, que eu acho que precisa jogar mais. A gente já tentou, já trouxe Alex (Santana), que dá uma saída de bola um pouco mais qualificada, que pode ser usado como segundo e terceiro, mas eu acho que um pouco mais à frente está o nosso problema aí no cérebro, de quem pensa, de quem cria, de quem acha um passe que é o passe decisivo. Hoje a gente tinha nesse jogador, a gente tinha com essa função Edenilson.
Penso que Edenilson é um extraordinário coadjuvante de armador, mas precisamos de um armador que seja o nosso armador principal, que entregue para a equipe aquilo que a equipe, toda a equipe precisa. A nossa também precisa".
— Mano Menezes, técnico do Grêmio
Questionado sobre o desempenho de Cristaldo e Monsalve, o treinador foi direto ao demostrar que, até agora, ambos não corresponderam.
– Se eles entregarem mais, eles podem ser os jogadores. Mas isso não está acontecendo nesse momento. A gente tentou, a gente colocou, né? Não sei se não vamos perder Monsalve aí, por uma luxação de ombro naquele lance em que ele disputou e saiu – acrescentou.
Não é a primeira vez que Mano Menezes demonstra insatisfação com o futebol apresentando por Monsalve e Cristaldo, que sequer saiu do banco em Lima. Contra o Bahia, em 10 de maio, deixou ambos na reserva e optou por Nathan, meia que estava fora dos planos e que, após aquela partida, retornou ao ostracismo. Depois, foi utilizado apenas diante do Sportivo Luqueño, na Arena, quando o Grêmio teve equipe alternativa. Atualmente, Nathan está fora por lesão na panturrilha direita e não renovará o contrato que vai até dezembro deste ano.
Enquanto a contratação não chega, o treinador busca variações táticas para o time.
– Vamos ter que encontrar soluções ou armar a equipe também um pouco diferente nesse momento, com duas linhas de quatro e dois atacantes mais centrais, trazer talvez Alysson para dentro, para ser esse jogador que se aproxima mais do atacante. São as coisas que temos tentado. Chegamos a treinar isso para o jogo do Cruzeiro, com o Alysson um pouquinho mais para dentro, quando o Braithwaite não tinha condição de jogar. Ainda temos que trabalhar um pouco mais. Ele já fez essa função, mas há muito tempo não faz, e tem que encaixar a equipe para entender os movimentos – explicou o técnico.
Depois da chegada de Mano Menezes, em abril, o Grêmio trouxe somente um reforço, o volante Alex Santana, emprestado do Corinthians. Em busca de um zagueiro de pé direito e de um primeiro volante, a direção tentou a contratação de Adryelson e de Caíque, respectivamente. Para o primeiro, faltou dinheiro. O segundo foi reprovado nos exames médicos.
Fonte: Globo Esporte
Comentar pelo Facebook