18.06.2024 às 15:08h - atualizado em 18.06.2024 às 15:09h - Educação
O Grupo de Acompanhamento Pedagógico e formação de professores e gestores está sendo implantado em todas as regionais de educação de Santa Catarina. A finalidade é de articular e desenvolver acompanhamento pedagógico e processos de formação continuada com professores, gestores escolares e outros profissionais dos educandários. Conforme o integrante do Núcleo da Regional de Itapiranga, Daniel Skrsypcsak, serão atendidas as demandas de cada escola de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste. Também vão ocorrer ações coletivas com os profissionais da educação dos cinco municípios de abrangência. O Núcleo ainda será responsável pelo monitoramento e diagnóstico, além de discutir as habilidades e ministrar cursos de formação.
Daniel Skrsypcsak afirma que a meta é proporcionar melhor qualidade de aprendizagem. Ele salienta que os diversos cursos profissionalizantes geraram aumento na demanda por formação. Com a rotatividade de professores, é preciso uma atenção frequente e formação continuada para preparar os profissionais aos desafios que surgem. Skrsypcsak destaca que estas atividades de capacitações normalmente ocorriam no litoral ou em outras cidades distantes, gerando dificuldades para atender a demanda da região. Com a implantação do Núcleo, será possível ofertar cursos nas escolas e também de forma regionalizada. Segundo Daniel Skrsypcsak, a implantação de cursos técnicos, pedagogia da alternância e ensino médio noturno criaram várias necessidades na forma de trabalho dos professores.
A equipe do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e formação de professores e gestores iniciou atividades na semana passada. Os profissionais vão realizar visitas em todas as escolas para criar instrumentos visando receber as demandas e proporcionar as condições de suporte nos educandários. Daniel Skrsypcsak diz que o momento é de muitas expectativas com a meta de prestar apoio pedagógico para os professores que estão iniciando novos desafios. O trabalho também vai envolver gestores escolares e equipes pedagógicos. Segundo Skrsypcsak, a contratação seguiu critérios como titulação, experiência em capacitação e participação nas discussões sobre os diferentes modelos de ensino. O professor Jaime Klein também integra o Núcleo de capacitações na Regional de Educação.
Comentar pelo Facebook