18.06.2018 às 16:47h - atualizado em 18.06.2018 às 16:53h - Agricultura

Encontro anual reúne beneficiários do Crédito Fundiário de Iporã do Oeste

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Encontro anual reúne beneficiários do Crédito Fundiário de Iporã do Oeste

O tema do encontro na tarde desta segunda-feira, 18, foi manejo e fertilidade do solo. O palestrante foi o engenheiro agrônomo da Epagri regional de São Miguel dos Oeste, mestre em ciências do solo e doutor em agronomia Clístenes Guadagnin.

Os assuntos debatidos nos encontros são definidos em conjunto com as próprias famílias, a partir de dúvidas e necessidades apresentadas pelos produtores.

Conforme o engenheiro agrônomo, a preocupação com o solo em nossa região se divide na parte química e na parte física. Ele comenta que a parte química é a adubação e os nutrientes que o solo necessita.

Clístenes Guadagnin destaca que em muitos casos a adubação orgânica ou o calcário ocorre em excesso, além da necessidade do solo.

Este excesso pode ocasionar a compactação do solo, devido a desagregação das argilas. Já na parte física os cuidados são principalmente com a compactação e o armazenamento de água no solo.

O engenheiro agrônomo da Epagri enfatiza a importância da análise para identificar as necessidades reais do solo. Clístenes Guadagnin explica que uma boa análise, feita da forma correta, é a base para conhecer o nível de fertilidade do solo e a partir disso identificar as reais necessidades ou não da adubação.

Ele lembra também da importância do agricultor ter um acompanhamento de profissional da área para fazer a correta análise.

O engenheiro agrônomo comenta que na nossa região, de uma forma geral, o solo possui bons níveis de adubação, principalmente a orgânica, por isso não há necessidade dessa correção com calcário ou outros adubos como o fósforo. Clístenes Guadagnin destaca que em áreas onde o manejo é feito com base em pastagens perenes é perceptível uma melhoria significativa na fertilidade do solo, a partir do segundo ou terceiro ano de plantio.

Também é possível perceber a redução da infiltração do solo e da compactação, em função do animal não permanecer longos períodos na mesma área.

Foto(s): Joana Reichert

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.