18.05.2023 às 10:10h - Brasil

Desemprego aumenta em 15 estados e no Distrito Federal no primeiro trimestre

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Desemprego aumenta em 15 estados e no Distrito Federal no primeiro trimestre
Foto Arq. Portal Peperi

O aumento do desemprego para 8,8% no primeiro trimestre, o equivalente a 9,4 milhões de pessoas desocupadas, foi puxado pelo desempenho negativo do mercado de trabalho em 15 estados e no Distrito Federal.

Em todas as demais unidades da federação, a taxa de desocupação ficou estável, segundo dados publicados nesta quinta-feira, 18, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE.

Na mesma comparação, a desocupação cresceu em todas as grandes regiões, com destaque para o Nordeste, onde o desemprego aumentou 1,4 ponto percentual e alcançou 12,2% da população.

De acordo com os pesquisadores, o aumento das taxas de desocupação ocorrem, historicamente, nos primeiros meses do ano, como reflexo do desligamento de empregados temporários contratados no fim do ano anterior, e uma maior pressão sobre o mercado de trabalho no período.

No primeiro trimestre, o Nordeste segue com a maior taxa de desocupação entre as regiões, enquanto o Sul tem a menor com 5%. Das 10 unidades da federação com os maiores percentuais, sete são estados nordestinos. Entre eles, destacam-se Bahia e Pernambuco com as maiores taxas do Brasil.

Por outro lado, as menores taxas de desocupação foram registradas por Rondônia com 3,2%, Santa Catarina, 3,8% e Mato Grosso com 4,5%. Todos os estados do Norte e do Nordeste registraram taxas de informalidade maiores que a média nacional, sendo que os maiores percentuais entre eles foram registrados por Pará, Amazonas e Maranhão.

As menores taxas de informalidade foram registradas por Santa Catarina com 26,1%, Distrito Federal, e São Paulo.

Fonte: R7

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.