18.05.2020 às 09:03h - atualizado em 18.05.2020 às 09:13h - Geral
Uma manobra perigosa de um helicóptero assustou voluntários que participavam da limpeza do Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul neste sábado, 16. A aeronave passou embaixo da ponte conhecida como Elevado José Thomé, no Parque Municipal Harry Hobus.
Leon Areco, um dos organizadores da ação, gravou um vídeo em que denunciou a manobra e o risco de que o helicóptero pudesse causar um grave acidente. No local não havia qualquer preparação para um tipo de sobrevoo como esse, como apoio em terra de equipe de socorro, por exemplo.
A coluna consultou o tenente-coronel Losso, que é piloto, já comandou as equipes do helicóptero Arcanjo no Estado, e hoje é comandante do 1° Batalhão de Bombeiro Militar, em Florianópolis. Ele confirmou que passar embaixo de pontes é proibido – exceto em manobras especiais de pilotos acrobáticos, autorizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
- Não é nenhuma operação de resgate, o rio está tão baixo que tem Jeeps embaixo da ponte. Mesmo que fosse uma vistoria, ela seria feita de barco, e não de helicóptero. Provavelmente é uma manobra exibicionista, que não tem autorização – explicou.
A Anac informou, neste sábado, que o caso foi encaminhado para a área de fiscalização da Agência para abertura de processo investigativo. “Com a apuração, quando identificado piloto e aeronave, e se ficarem comprovadas irregularidades às normas de aviação civil, a Anac aplica as medidas cabíveis”, afirmou, em nota.
A agência diz que só será possível afirmar se havia autorização para a manobra após investigação.
Comentar pelo Facebook