cresol mobile

18.05.2020 às 15:33h - atualizado em 18.05.2020 às 15:52h - Agricultura

Uceff retoma nesta segunda-feira atividades práticas com animais

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Uceff retoma nesta segunda-feira atividades práticas com animais

Continua depois da publicidade

O Núcleo de Práticas Veterinárias tem por objetivo o treinamento e a aplicação dos conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula. É considerado fundamental na formação de um Médico Veterinário. A participação direta do acadêmico é necessária e imprescindível em cada uma das fases do atendimento clínico, cirúrgico e laboratorial.

A instituição segue com aulas a distância e o trabalho será realizado apenas pelos professores. Conforme o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Ramiro Bonotto, a vitrine do curso sempre foram as aulas práticas. As atividades ocorrem no Hospital Veterinário e também em propriedades agrícolas. O professor explica que a Uceff possui parceria com 16 produtores rurais que atuam na produção de leite, frango e suínos e que viabilizam colocar em prática os ensinamentos que iniciam em sala de aula.

Segundo Bonotto, as diversas atividades desenvolvidas geram grandes benefícios para Itapiranga e municípios vizinhos. O coordenador lembra que a Uceff respeita as portarias de isolamento e mantém cronogramas com aulas a distância com acesso remoto dos acadêmicos e professores. Bonotto reconhece que inicialmente surgiram dificuldades, pois mudanças causam desconfortos, porém com o passar dos dias os alunos buscaram melhor forma de estudar e já está projetado a reposição de aulas práticas que foram suspensas para atender as portarias de isolamento.

O professor lembra que o Hospital Veterinário realiza atendimento clínico e cirúrgicos em pequenos animais. Foram adotadas todas as medidas de segurança e o atendimento será feito somente mediante agendamento e com atuação apenas dos professores, pois os acadêmicos não possuem atividades presenciais.

Com o Núcleo de Práticas Veterinárias a Uceff retoma parceria com ONGs. Serviço foi interrompido em março com as determinações de isolamento. O coordenador do curso de Medicina Veterinária afirma que o atendimento em parcerias com ONGs visa atender a grande demanda por consultas e cirurgias. Bonotto observa que não será possível restabelecer a normalidade, mantendo número limitado de animais no hospital veterinário por falta do auxílio dos alunos, monitores e estagiários.

Também não serão retomadas as cirurgias em grandes animais. Será prestado apenas atendimento clínico em equinos. O coordenador salienta que produtores rurais também serão atendidos nas propriedades, no trabalho a campo que é realizado pelos professores do curso de Medicina Veterinária. Bonotto relata ainda que a parte social do curso ficou prejudicada com a pandemia e as campanhas de vacinação antirrábicas foram suspensas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.