18.04.2020 às 06:06h - Coronavírus
O governo de Santa Catarina decretou nesta sexta-feira, 17, estado de calamidade pública por 180 dias em função da pandemia do novo coronavírus. O estado tem 962 casos de Covid-19, infecção provocada pelo vírus, e 31 mortes. Além do decreto, foi publicada ainda portaria que torna obrigatório à população o uso de máscaras para entrar em qualquer estabelecimento autorizado a funcionar.
O decreto determina que a Secretaria de Estado da Saúde por meio do Centro de Operações e Emergências em Saúde é quem centraliza a coordenação técnica do enfrentamento.
A situação de calamidade pública permite ao estado intervir em propriedades privadas, mais especificamente em hospitais privados, mesmo sem contrato administrativo entre as partes, incluindo profissionais da saúde, com pagamento de indenização baseado na Tabela SUS.
O texto diz ainda que os primeiros 15 dias da suspensão das aulas da rede estadual, contados a partir de 19 de março, correspondem à antecipação do recesso escolar.
Conforme o documento, os municípios poderão estabelecer medidas mais restritivas do que as adotadas pelo governo estadual.
Fonte: G1SC
Comentar pelo Facebook