18.04.2020 às 17:49h - atualizado em 18.04.2020 às 19:20h - Economia

Empresários de São Miguel do Oeste pedem reabertura de bares e restaurantes

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Empresários de São Miguel do Oeste pedem reabertura de bares e restaurantes
Divulgação / Internet

Os empresários do setor de restaurantes de São Miguel do Oeste entregaram um documento pedindo a reabertura do setor ao prefeito Wilson Trevisan. A carta foi entregue durante encontro de donos de restaurantes com o prefeito. O segmento está muito preocupado com o impacto financeiro da pandemia do coronavírus. As empresas conseguiram apenas duas flexibilizações durante quarentena: a venda no balcão e a entrega de produtos na casa dos consumidores. De acordo com eles, o serviço de delivery não garante renda suficiente para as empresas da cidade. Os empresários querem a reabertura, mas com os devidos cuidados e medidas sanitárias para reduzir o risco de contágio. O prefeito se comprometeu em levar o documento para o governador Carlos Moisés.

O fechamento dos restaurantes para atendimento do público é injusto com o setor. O comentário foi feito pela empresária do Juliana Biasi. De acordo com ela, não seria difícil adaptar os restaurantes para reabrir com segurança uma vez que as empresas já seguem uma série de obrigações sanitárias. Juliana disse que o município não tem nenhum caso confirmado de Covid-19 e o governo poderia flexibilizar o funcionamento desses estabelecimentos com algumas regras para garantir o movimento de público e, ao mesmo tempo, proteger as pessoas do coronavírus.

Os restaurantes da cidade estão fechados há mais de um mês e os impactos econômicos são muito grandes nas empresas. O comentário é da empresária Juliana Biasi. Ela disse que o sistema de delivery representa apenas 30% do faturamento dos estabelecimentos e não gera renda suficiente para manter as equipes de funcionários. Segundo a empresária, algumas empresas já começaram a demitir e o desligamento dos colaboradores tende a aumentar se as portas não forem reabertas. Juliana disse que tem uma boa expectativa para o atendimento dos pedidos do setor. Ela destacou que todos esperam uma boa notícia do governador para voltar a trabalhar com segurança.

Além do movimento dos empresários do estado, pelo menos 10 entidades de várias cidades do estado ingressaram com um mandado de segurança para a liberação das atividades de bares e restaurantes. O pedido judicial foi impetrado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e o desembargador Luiz Cezar Medeiros negou a liminar. O Boa Tarde Peperi conversou com o presidente do Sindicato dos restaurantes, bares e similares de Chapecó, uma das entidades que assinaram a ação. Gustavo Gisi disse que o momento é de muita dificuldade para o setor, com queda expressiva das vendas e demissões. Ele destacou que as entidades já entraram com um recurso para reverter a decisão. O empresário também acredita que o governador vai rever a proibição para os restaurantes e bares nos próximos dias.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.