18.02.2026 às 12:59h - atualizado em 18.02.2026 às 13:01h - Morte

Autoridades lamentam morte de Domicílio Stefanello

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Autoridades lamentam morte de Domicílio Stefanello
Foto: ASCOM

Morreu nesta madrugada o ex-vice-prefeito de Itapiranga e veterinário com mais de 47 anos de atuação, Domicílio Stefanello. Aos 72 anos, ele enfrentava problemas de saúde, em decorrência de um infarto na semana passada, na segunda-feira, enquanto trabalhava na prefeitura. O veterinário faleceu por volta das 5h da madrugada desta quarta-feira, 18. A causa da morte foi identificada como Infarto Agudo no Miocárdio e Choque Cardiogênico.

Natural de Tapera, no Rio Grande do Sul, filho mais velho de oito irmãos, com pais agricultores, atuava na prefeitura de Itapiranga desde março de 1979. Foi um dos fundadores do Sindicato dos Servidores Públicos de Itapiranga e se auto intitulava como filho do vento, pois estava por todos os cantos do município.

Formado pela PUC de Uruguaiana, foi vice-prefeito de 2001 a 2004, com Áurio Welter e ocupou o cargo de Secretário de Agricultura durante o mandato. Stefanello foi idealizador da construção da bacia leiteira em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. Sempre buscou alternativas, procurando aprimorar o manejo do gado leiteiro com novas técnicas, genética avançada e suporte veterinário. Desenvolveu programas de incentivo, em especial a atividade leiteira para manter os produtores no campo, priorizando a sucessão familiar.

Um dos trabalhos mais notáveis foi o Melhoramento Genético. Foram mais de um milhão de atendimentos durante os quase 48 anos de trabalho no serviço público. O corpo de Domicílio Stefanello será velado a partir das 7h de quinta-feira, 19, na sociedade Kolping. A celebração de corpo presente será às 15h, com sepultamento no cemitério de Itapiranga.

O veterinário prestes a completar 48 anos de atuação foi contratado pelo ex-prefeito, já falecido, Ottmar José Schneiders, para substituir o veterinário alemão, Hans Fischer, com a missão de contribuir com os produtores rurais.

O ex-prefeito de Itapiranga, Milton Simon, destacou que apesar de oponentes políticos, admirou os valores de Stefanello. Ele cita a pontualidade, confiança e dedicação como principais características. Além disso, Simon disse que Domicílio Stefanello foi um cidadão de bem, que deixou um grande legado para Itapiranga, especialmente na bacia leiteira.

O ex-prefeito de Itapiranga, Áurio Welter, descreveu Domicílio Stefanello como um bom vice-prefeito, correto, leal e muito esforçado em tudo que fazia. Ele comentou que a relação com o veterinário era muito boa e lembrou da época em que o chamou para integrar a chapa que seria eleita para o Executivo de Itapiranga.

Disse que ele tinha grandes relações no interior, pela competência como veterinário. Eles concorreram às eleições de 2000. Em 2004, não foram reeleitos. No entanto, Welter citou que Stefanello fazia de tudo e que o desenvolvimento da bacia leiteira de Itapiranga ocorreu pelo empenho do veterinário. Áurio Welter concluiu dizendo que Domicílio Stefanello vai fazer falta.

Já o Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura de Itapiranga, Eusébio Tavares, relatou que foi um privilégio trabalhar ao lado do médico veterinário Domicílio Stefanello. Segundo ele, era um profissional comprometido com a profissão, sempre priorizando o atendimento clínico veterinário e colocando o bem-estar dos produtores e dos animais acima de qualquer outra questão.

Eusébio disse que conviveu com ele por 21 anos, mantendo sempre uma excelente relação de coleguismo. Citou que Domicílio sempre chegava antes do horário e nunca impôs restrições para atender, independentemente da hora, final de semana ou feriado. Tavares definiu como um compromisso raro com o serviço público e com os produtores rurais. Concluiu dizendo que era um colega divertido, agregador e muito estudioso.

Em nota, a Prefeitura de Itapiranga lamentou a morte do ex-vice-prefeito e médico veterinário. O texto do Governo Municipal diz que Domicílio Stefanello construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço público, especialmente no fortalecimento da agropecuária e no atendimento às famílias do meio rural. Em reconhecimento à contribuição prestada ao município, o Prefeito, Alexandre Ribas, decretou luto oficial por três dias.

A nota lembra ainda Stefanello assumiu e desempenhado as atribuições de Prefeito em exercício durante mandato entre 2001 e 2004. A Prefeitura coloca o veterinário como referência técnica no setor agropecuário. A nota fecha dizendo que entre suas contribuições, se destaca a criação e consolidação do Programa Municipal de Melhoramento Genético, iniciativa que impactou diretamente o desenvolvimento da pecuária local.

O Prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, disse que hoje Itapiranga amanheceu mais triste. De acordo com ele, Domicílio Stefanello foi um homem que dedicou praticamente a toda a vida ao serviço público de Itapiranga. Com mais de 47 anos de atuação, sempre muito presente e comprometido, em especial com as famílias do interior e o fortalecimento do setor agropecuário.

O Prefeito lembrou ainda que o veterinário sofreu infarto enquanto trabalhava, enquanto estava fazendo o que sempre fez, servindo a comunidade. O Prefeito, Alexandre Ribas, lamentou a morte do ex-vice-prefeito e decretou luto oficial de três dias.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.