18.02.2025 às 15:03h - Esportes

Copa do Brasil 2025: conheça os clubes que irão estrear nesta edição do torneio

Rudinei Heinle

Por: Rudinei Heinle São Miguel do Oeste - SC

Copa do Brasil 2025: conheça os clubes que irão estrear nesta edição do torneio
Foto: Pablo Nunes/Concórdia

A Copa do Brasil de 2025 terá início nesta terça-feira. Nesta temporada, nove clubes irão disputar o torneio pela primeira vez na história: Concórdia,Barcelona-RO, CSE, Barcelona de Ilhéus, Jequié, Maracanã, Guarany de Bagé, Dourados e Capital-DF.

Tocantinópolis x Atlético-MG, em Tocantins, e União Rondonópolis x Vasco, no Espírito Santo, abrem a competição.

Equipes estreantes na Copa do Brasil de 2025

Concórdia

Fundado em 2005, o Concórdia se tornou uma equipe bastante presente no Campeonato Catarinense desde sua estreia, em 2011. Após terminar em 10º lugar no estadual na temporada 2024, uma posição acima da zona de rebaixamento, o Galo do Norte se reabilitou ao conquistar a Copa Santa Catarina, batendo o Marcílio Dias na final. O título deu ao clube a vaga inédita na Copa do Brasil.

Barcelona-RO

Fundado em 2016, o Barcelona-RO disputa a elite do Campeonato Rondoniense desde 2017. Na última temporada do estadual, o Catalão Vilhenense foi vice-campeão do torneio, perdendo o título para o Porto Velho. Mesmo assim, a boa campanha na competição garantiu a participação inédita do Índio do Norte na Copa do Brasil de 2025.

CSE

O Clube Sociedade Esportiva, ou apenas CSE, surgiu em 1947 como uma equipe amadora, que só passou a disputar o Campeonato Alagoano da divisão principal a partir de 1966. Na última edição do torneio, o Tricolor terminou em terceiro lugar, resultado que o credenciou a disputar a Copa do Brasil pela primeira vez.

Barcelona de Ilhéus

O Barcelona de Ilhéus foi criado em 2019 por um grupo de empresários da cidade de mesmo nome. Liderado por Weliton Nascimento, tornou-se o primeiro clube-empresa do sul da Bahia.

A Onça está presente no Campeonato Baiano desde 2022, após ter conquistado o acesso com o título da Segundona local, e na última edição do torneio chegou até as semifinais, na qual foi eliminado para o Vitória. A boa campanha no estadual garantiu a estreia na competição nacional.

Jequié

Fundado em 1969, o Jequié é um dos maiores vencedores da Segunda Divisão do Campeonato Baiano, com três títulos (1992, 2017 e 2023). Em 2024, após retornar a elite do futebol do estado, fez história ao garantir a classificação para as semifinais do Baianão pela primeira vez. A campanha marcante deu ao Jipão a chance de disputar a Copa do Brasil.

Maracanã

Fundado em 2005 na cidade de Maracanaú, o Maracanã vem conquistando destaque no cenário estadual na atual década. Depois de títulos consecutivos nas divisões inferiores do Campeonato Cearense - Série C (2020) e Série B (2021), o clube caminha na elite local desde 2022.

Em 2024, o Maracanã realizou uma ótima campanha no Estadual. O time foi semifinalista e conquistou a Taça Padre Cícero, concedida ao melhor colocado dentre os clubes do interior. A temporada especial foi coroada com a vaga na competição nacional.

Guarany de Bagé

Terceiro maior vencedor da Série A do Campeonato Gaúcho com dois títulos (1920 e 1938), o Guarany de Bagé é um dos clubes mais tradicionais do futebol do Rio Grande do Sul. Contudo, a equipe nunca tinha disputado uma competição nacional em sua história.

Na última edição do Campeonato Gaúcho, o Alvirrubro terminou a primeira fase na quarta colocação, com 16 pontos, sendo eliminado na sequência pelo Juventude nas quartas de final. A campanha garantiu uma vaga inédita na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro de 2025.

Dourados

Fundado em 2020 com o intuito de resgatar o futebol da cidade, o Dourados cumpriu bem esse papel. Já no ano em que nasceu, conquistou o título da Série B do Campeonato Sul-Mato Grossense de maneira invicta e chegou à elite.

Na temporada 2024, foi vice-campeão estadual, superado apenas pelo Operário-MS na decisão. A excelente campanha no torneio fez com que a Capivara conquistasse a vaga inédita na Copa do Brasil.

Capital-DF

Após retornar a elite do futebol local em 2019, o Capital alcançou o vice-campeonato na edição 2024. Na campanha, o Corujão terminou a primeira fase em primeiro lugar, eliminou o Brasiliense na semifinal, mas foi derrotado na decisão, nos pênaltis, pelo Ceilândia. Apesar da perda da taça, o resultado deu ao clube o direito de ter um 2025 recheado de competições pra disputar. Além da Copa do Brasil, a equipe também estará na Série D do Brasileiro.

Modelo de disputa

A partir desta edição, não há mais vantagem para os times visitantes em caso de empate no tempo regulamentar. Assim, qualquer igualdade no placar levará a decisão para os pênaltis.

A segunda fase também é em jogo único. Em caso de empate, disputa da classificação nos pênaltis. Na terceira fase, os duelos serão definidos por sorteio, uma vez que doze equipes entram na competição: Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, Paysandu, Flamengo, CRB, Santos, São Paulo, Corinthians, Bahia e Cruzeiro.

Fonte: Globo Esporte

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.