18.02.2021 às 20:56h - atualizado em 18.02.2021 às 21:07h - Economia
Em uma transmissão ao vivo na noite de quinta-feira, 18, o presidente Jair Bolsonaro anunciou mudanças nas taxas do governo federal referente ao gás de cozinha e diesel a partir do dia 1º de março.
Após reunião com o ministro Paulo Guedes e com a equipe econômica, o governo federal decidiu fazer mudanças nos impostos a partir do próximo mês.
“A partir de 1º de março não haverá mais qualquer tributo federal no gás de cozinha, ad eternum. Não haverá qualquer tributo federal no gás de cozinha, que está em média hoje R$ 90 na ponta da linha, lá para o consumidor”, afirmou.
Segundo o presidente, além do GLP, o diesel também terá a anulação dos tributos federais a partir de março. No caso do combustível, a diminuição do valor valerá por dois meses.
“Por que por dois meses? Porque nesses dois meses nós vamos estudar uma maneira definitiva de buscar zerar esse imposto no diesel. Até para ajudar a contrabalançar esse aumento, no meu entender, excessivo da Petrobras”, destacou
Bolsonaro, falou da necessidade de “mudanças” na estatal e criticou o aumento de 10% na gasolina e 15% no diesel, considerado por ele como “fora da curva”, e lembrou que a estatal tem autonomia na hora de decidir sobre os aumentos no país. Ele disse, ainda, que alguns estados brasileiros omitem o valor dos impostos da unidade federativa na nota fiscal, empurrando a responsabilidade dos altos valores para o governo.
Comentar pelo Facebook