18.02.2020 às 16:15h - Meio Ambiente
Uma lei, que está em vigor desde 2012 no município, trata de todas as ações de arborização que forem realizadas no perímetro urbano.
Conforme o secretário de Indústria e Comércio, e responsável pelo setor de Urbanismo, Volmir Lawisch, inicialmente foi realizado um levantamento de espécies de árvores já plantadas nas ruas, as espécies mais indicadas e com base nisso outras mudas foram plantadas.
O secretário afirma que sete anos após esse primeiro plantio de 200 mudas na cidade já é possível perceber os resultados com maior sombreamento. Lawisch ressalta que várias questões devem ser levadas em conta para o plantio, a exemplo do porte da árvore para não haver interferência na rede elétrica e o local onde será plantada para não prejudicar a visibilidade. Ele lembra que a poda também é importante para conduzir o correto crescimento da planta.
Dando continuidade ao projeto de arborização, o secretário de Indústria e Comércio e responsável pelo setor de Urbanismo ressalta que na última semana foram plantadas 50 árvores das espécies sibipiruna e tipuana.
Volmir Lawisch enfatiza que além de garantir mais sombra na cidade, a arborização também contribui para melhorar a qualidade do ar, a redução dos ruídos, o embelezamento da cidade, e também serve de abrigo e alimentação para animais.
O secretário cita que entre as árvores já plantadas, estão espécies como pau Brasil, pau ferro, canela, tipuana, sibipiruna, pata de vaca e outras exóticas que estão sendo implantadas gradativamente. As mudas são produzidas em sua maioria no viveiro de Tunápolis.
Foto(s): Ascom Tunápolis
Comentar pelo Facebook