18.01.2021 às 20:30h - Coronavírus

Primeira remessa da vacina cobrirá 16% do grupo prioritário em SC

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Primeira remessa da vacina cobrirá 16% do grupo prioritário em SC

A primeira remessa da vacina Coronavac, enviada nesta segunda-feira, 18, a Santa Catarina, vai cobrir 16% do grupo prioritário. O Ministério da Saúde repassou ao estado 144.040 doses nesta primeira remessa, vindas em 3.601 caixas. Considerando que são necessárias duas doses e que haja possível perda técnica, a previsão o governo é imunizar 68.580 pessoas. A população estimada para do primeiro grupo é de 426.678, segundo o plano de vacinação do governo de Santa Catarina.

Conforme o plano de vacinação estadual, a primeira fase é formada por trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência e população indígena.

A distribuição por grupo prioritário está prevista da seguinte forma:

Trabalhadores da saúde: 56.540;

Pessoas com mais de 60 institucionalizadas: 3.460;

Pessoas com deficiência institucionalizadas: 263;

População indígena: 8.317;

Total: 68.580 pessoas.

Os imunizantes seguiram para o almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na Grande Florianópolis. Eles serão separados pelas equipes para a distribuição nas 17 regionais da Saúde no Estado.

As forças de segurança de Santa Catarina já traçaram as rotas e seguem prontas para realizar as escoltas e levar, em até 24 horas, os imunizantes do centro de distribuição até os municípios catarinenses. As vacinas serão transportadas por terra para cidades mais próximas e via aérea para as regiões mais distantes, como o Oeste e Extremo Oeste.

O governo de Santa Catarina ainda não informou onde serão aplicadas a vacinas e como será a escolha e prioridade na vacinação. Também não há confirmação de quantas doses cada cidade receberá.

Fases

Primeira: trabalhadores da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos de idade, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena. População estimada deste grupo é de 426.678 pessoas.

Segunda: pessoas de 60 a 74 anos. População estimada deste grupo é de 844.644 pessoas.

Terceira: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença. População estimada deste grupo é de 1.365.028 pessoas.

Quarta: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. População estimada deste grupo é de 166.289 pessoas.

Fonte: G1 SC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.