17.12.2024 às 10:01h - Geral

Epagri bate recorde em linhas de crédito e de investimentos em 2024

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Epagri bate recorde em linhas de crédito e de  investimentos em 2024

A Gerência Regional da Epagri vinculada à Secretaria da Agricultura, está concluindo o ano com a prestação de contas das ações realizadas em 2024 e projeções para o próximo ano.

Conforme o Gerente Regional Célio Mikulski a cada quatro anos, a Epagri realiza consultas à sociedade rural para definir as prioridades de trabalho. Neste ciclo, os principais programas foram voltados à pecuária de leite, grãos, manejo ambiental e sucessão familiar, com ênfase na juventude rural.

Durante o mês de dezembro, a Epagri está promovendo reuniões nas câmaras de vereadores e Conselhos Municipais para apresentar os números e resultados alcançados. Mikulski comemora o êxito das ações, com a conclusão de mais de 80% dos projetos de extensão rural, que incluem visitas técnicas, cursos e palestras. Além disso, mais de 90% dos investimentos realizados com recursos de linhas de crédito foram aplicados nas famílias agricultoras da região.

Célio Mikulski detalhou que, além das atividades de campo, a Epagri é responsável por executar políticas públicas federais, estaduais e municipais. Segundo ele, a maior execução foi registrada nas linhas de crédito rural, especialmente nas áreas de pecuária de leite, grãos, suinocultura e avicultura.

O gerente afirmou que, em 2024, a gerência regional elaborou projetos que totalizam mais de 100 milhões de reais, com o apoio do governo de Santa Catarina para a subvenção dos juros dos projetos, que variam de 3% a 5%. Esses recursos visam incentivar o investimento nas cadeias produtivas locais, permitindo que os produtores aproveitem melhor as oportunidades de crescimento.

O Gerente Regional Célio Mikulski enfatiza que para o próximo ano, a Epagri continuará a implementar seu plano plurianual, com foco nas principais cadeias produtivas da região, como a pecuária de leite e de corte, a produção de grãos e o manejo sustentável do solo.

Mikulski ressaltou a importância de ações sociais e ambientais, como a formação de jovens e a realização de cursos e treinamentos, que serão mantidas nos próximos anos, incluindo a continuidade dos projetos de crédito rural, com o apoio do governo estadual para a subvenção dos juros.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.