17.12.2022 às 10:07h - Religião

Itapiranga terá duas comemorações de padres com 40 anos de atuação

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga terá duas comemorações de padres com 40 anos de atuação
Foto: Odenilson Pinheiro/Rede Peperi

A vocação para ser padre foi muito forte na região de Itapiranga no passado. Atualmente o destaque está nas comemorações por longo período dedicado a igreja. Neste fim de semana serão dois momentos marcantes: 40 anos de sacerdote dos padres Léo Heck e Ivo Kuhn.

O padre Léo Heck nasceu em 1953, em Itapiranga. Aos 13 anos iniciou estudos no Seminário, em Corupá, Santa Catarina, realizou o noviciado em Jaraguá do Sul e teve a ordenação sacerdotal, em Itapiranga no ano de 1982. Na sequência atuou no Seminário em Corupá e esteve por quatro anos em Roma para um período de estudos. Foi por nove anos Pároco em Taubaté, também atuou em Canasvieiras, Florianópolis e teve função de Superior Provincial. Voltou a Roma, na função de Diretor e ainda trabalhou como Reitor em Joinville. Por dois anos atuou em Rio Negrinho e atualmente trabalha em Jaraguá do Sul, onde vai permanecer no próximo ano.

A festa dos 40 anos de padre de Léo Heck ocorre neste domingo, 18, na Associação Jucrila, em linha Laranjeira. A programação inicia com missa as 9 horas. O padre foi um dos incentivadores para a fundação da Associação Jucrila e relata a satisfação em voltar durante as férias para reencontrar amigos e familiares. Léo Heck é otimista na realização de uma grande festa neste domingo para celebrar a paz e o amor na comunidade onde nasceu e mantém vínculos.

Já o Pároco de Itapiranga, padre Ivo Kuhn nasceu em 1950 em Montenegro-RS. Com três anos de idade a família se mudou para Boa Vista do Buricá. Com 13 anos de idade Ivo entrou no seminários dos Jesuítas em Salvador do Sul, passou pelo Colégio Catarinense e no ano de 1972 ingressou na Companhia de Jesus, iniciando a etapa de formação. Cursou as Faculdades de Filosofia, Pedagogia e Teologia.

A primeira missão, de vigário paroquial foi em Missal, no Paraná. Viveu nove anos em João Pessoa, onde trabalhou na formação do jovens jesuítas que concluíram seu Noviciado. Ivo Kuhn viajou para a Europa e durante três meses assumiu uma paróquia. Também visitou a Terra Santa, Itália, França, Portugal e lugares inacianos na Espanha. Voltando deste ano sabático foi para Sede Capela, interior de Itapiranga e atuou em várias paróquia, principalmente Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste. Permaneceu como pároco de São João do Oeste durante sete anos.

Na sequência, Padre Ivo Kuhn foi pároco em Foz do Iguaçu, no Espirito Santo e Pelotas. Desde janeiro deste ano coordena os trabalhos na Paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga. Os 40 anos de vida sacerdotal ainda terá celebração em sua terra natal. Neste sábado, 17, ocorre missa as 19 horas, na Igreja Matriz em Ação de Graças e após será servido galinhada no Pavilhão Paroquial. Vários padres estarão presentes na celebração deste sábado, 17.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.