17.12.2020 às 10:58h - Chuvas

Chuva provoca sete mortes e deixa desaparecidos em Santa Catarina

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Chuva provoca sete mortes e deixa desaparecidos em Santa Catarina

Ao menos sete pessoas morreram, sendo seis em Presidente Getúlio e uma em Ibirama, em Santa Catarina, durante a forte chuva que atingiu o estado a partir da noite de quarta-feira, 16. O temporal provocou enxurrada, alagamentos e deslizamentos de terra em cidades do Vale do Itajaí.

Inicialmente, a Defesa Civil informou que eram 11 mortos e 20 desaparecidos. Depois, por volta das 10h20, a informação foi corrigida pelo órgão para sete mortos, com base no dado divulgado pelo Instituto Médico Legal. O número de desaparecidos não foi confirmado.

Segundo a Defesa Civil estadual, mais cidades da região foram atingidas. Também há estragos provocados pela chuva na Grande Florianópolis e no Oeste do Estado.

O acesso à Presidente Getúlio, que tem cerca de 14 mil habitantes e fica a cerca de 80 quilômetros de Blumenau, está bloqueado por causa de deslizamentos de terra.

Por volta de 9h30 não chovia mais na região, mas o acumulado de chuva em 12 horas foi de 121 milímetros, segundo o Centro de Monitoramento de Desastres Naturais. O previsto para todo o mês de dezembro é de 153 milímetros, segundo a Defesa Civil. A previsão é de mais chuva nas próximas horas.

Segundo a Celesc, às 9h45 mais de 5,4 mil imóveis estavam sem energia em Presidente Getúlio. A cidade tem 8,2 mil ligações de energia. A telefonia também não funciona na região.

Segundo a corporação, corpos foram encontrados e, dentre os desaparecidos, há arrastados pela enxurrada. "Houve significativas perdas de vidas e patrimônios", disse o bombeiro Saulo Eduardo Fonseca, da corporação de Ibirama.

Além de Presidente Getúlio, outras cidades de Santa Catarina enfrentam transtornos provocados pela chuva. Foram registrados alagamentos, deslizamento e interdição da BR-470. Só no Vale do Itajaí, foram 14 cidades atingidas.

Municípios como Agronômica, Palhoça, São José, Ouro Verde e Abelardo Luz também registraram estragos.

Fonte: G1SC

Foto(s): NSC/ Divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.