17.10.2025 às 08:10h - Geral
Uma operação do CyberGAECO, nesta sexta-feira, 17, cumpre cinco mandados de busca e apreensão em uma operação contra a venda ilegal de medicamentos abortivos em Santa Catarina. A decisão judicial que autorizou o trabalhos inclui a remoção dos anúncios disponíveis em mecanismos de buscas. Já foram apreendidos medicamentos de comercialização ilegal, inclusive hormônios para indução de parte. Duas pessoas foram presas em flagrante.
O trabalho do Gaeco ocorre em apoio à investigação conduzida pela 7ª Promotoria de Justiça de Joinville. A operação “Bioleak” tem o objetivo de combater a comercialização clandestina de medicamentos abortivos em plataformas digitais.
Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Joinville e Balneário Camboriú, expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville contra duas pessoas investigadas, suspeitas de serem responsáveis pela administração de sites e diversos anúncios publicados em plataformas de e-commerce. Além da venda de medicamentos, as investigadas também ofereciam suporte para a prática de aborto, colocando em risco a saúde de diversas mulheres, de acordo com o MP-SC.
A investigação revelou a existência de diversos sites e anúncios que apresentavam conteúdo semelhante, confirmando-se, após diligências investigativas, a atuação de uma rede coordenada por trás dessas páginas. Além das medidas cautelares de busca e apreensão, foram deferidos judicialmente os pedidos de bloqueio dos sites relacionados à prática criminosa investigada, incluindo, a remoção dos anúncios disponíveis em mecanismos de buscas na internet.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook