17.10.2023 às 19:04h - atualizado em 18.10.2023 às 07:58h - Chuvas

Nível do Rio Uruguai pode chegar a cota de 12 metros em Itapiranga, alerta Defesa Civil

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Nível do Rio Uruguai pode chegar a cota de 12 metros em Itapiranga, alerta Defesa Civil

Itapiranga volta a vivenciar uma cheia do Rio Uruguai nesta terça-feira, 17. A Defesa Civil esteve reunida no final da tarde para discutir ações em virtude da previsão de mais chuva e da rápida elevação do nível do rio. Em resposta às chuvas registradas nas última horas, que já somam aproximadamente 150 milímetros em um dia, a Defesa Civil emitiu um alerta hidrológico.

Conforme o órgão de monitoramento, a estimativa é de que o nível possa alcançar 12 metros acima do normal nas próximas horas, superando a última cheia no dia 08 de outubro, quando o nível chegou a 11,70 metros. O Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, André Rauber, destacou em entrevista a Rádio Itapiranga, que a situação no momento é considerada um pouco diferente da vivenciada há 10 dias atrás em Itapiranga, em virtude da previsão de mais chuva volumosa para os próximos dias em toda região Oeste, que reflete nas vazões do Rio Uruguai.

Na reunião desta terça-feira, 17, foram avaliadas diversas precipitações, principalmente de Foz de Chapecó, que é um referencial, e de outros eventos climáticos vivenciados ultimamente. Conforme o Comandante, o alerta é da estimativa de que o nível do rio chegue próximo a 12 metros. Rauber informou que a orientação no momento é de que pessoas que tenham residências e estabelecimentos comerciais nas proximidades da cota de até 12 metros, providenciem a retirada de materiais e pertences desses locais e permaneçam em alerta.

André Rauber informou que essa cota poderá ser atingida durante a madrugada desta quarta-feira, 18. Rauber informou ainda que a cheia registrada há alguns dias contribui para que o nível chegue a este pico, pois ainda não se teve uma estabilização de todo volume de chuva já registrado. O Prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, também esteve reunido com os órgãos de monitoramento e ressaltou a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além de outros órgãos que trabalham para auxiliar e informar moradores a respeito da cheia do Rio Uruguai.

Ribas disse que a equipe está atenta, acompanhando a vazão do rio que está superior e trazendo informações precisas. A Barca Aliança, que faz a travessia de Itapiranga/SC a Barra do Guarita/RS, interrompeu a travessia no final da tarde desta terça-feira, 17, por questões de segurança. Às 19 horas, o nível do Rio Uruguai chegou a 9,66 metros acima do normal, um aumento de 36 centímetros na última hora. Com este nível, a ponte do entroncamento Beira Rio/Arroio Jaboticaba, ponte sobre o Rio Dourado, ponte Arroio Santa Fé, estrada volta de Chapéu, Cerâmica Barth e a ponte no Colégio Agrícola de Sede Capela, estão interditadas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.