17.10.2021 às 17:40h - atualizado em 17.10.2021 às 18:30h - Saúde
A recuperação do pequeno Leonardo Gabriel da Silva Telles está surpreendendo os médicos depois de receber o transplante de medula. O menino havia sido diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda, um tipo de câncer que acomete as células do sangue e medula óssea. Os pais do pequeno, Valdecir Telles e Dilvane da Silva, são moradores de São José do Cedro.
A mãe de Leo, Dilvane relatou que o transplante ocorreu no sábado, dia 09 de outubro, depois que a irmã de Leo, Giovana, doou a medula na quinta-feira (07) após aguardarem desde julho pelo procedimento.
O pequeno Leo ainda segue no Hospital Oncopediatrico Erastinho em Curitiba/PR, referência neste tipo de procedimento, para acompanhamento nos próximos vinte dias.
Mas durante o período de espera para encontrar alguém compatível com Leo, a família também enfrentou dificuldades na disponibilização do tipo sanguíneo do menino, o A negativo. A falta deste e outros tipos sanguíneos foi agravado com a pandemia da Covid-19 que afastou drasticamente os doadores de sangue. Para conseguir o tipo sanguíneo, a família realizou campanhas solicitando o envolvimento da população que atendeu o pedido e ajudou a família.
Nestes vinte dias, apenas a mãe de Leo acompanha a evolução do menino no hospital devido a pandemia que limita o número de pessoas na unidade.
Foto(s): Dilvane para o Portal Peperi
Comentar pelo Facebook