17.09.2018 às 13:01h - atualizado em 17.09.2018 às 13:24h - Geral

Programa vai qualificar gestão de cooperativas e associações rurais

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Programa vai qualificar gestão de cooperativas e associações rurais

Continua depois da publicidade

A Epagri começou em junho a ações de mais um programa voltado para a agregação de valor no meio rural. O Mais Gestão é uma assessoria para organizações como cooperativas e associações de produtores.

De acordo com o coordenador de Gestão de Negócios e Mercados da Epagri, Daniel Uba, a iniciativa pretende qualificar a gestão de negócios rurais para acessar mercados e gerar mais renda para as famílias.

Em Santa Catarina 39 organizações estão participando do programa. Seis são do Extremo Oeste. São cinco cooperativas e uma associação de produtores que fica em São Miguel do Oeste.

Um dos trabalhos do Mais Gestão com as cooperativas é o desenvolvimento de projetos de gestão. Conforme Uba, os técnicos da Epagri vão analisar aspectos que precisam ser melhorados para que os produtores possam acessar mercados em mais quantidade e qualidade.

O trabalho vai identificar os gargalos das cooperativas em áreas como gestão financeira, administrativa, contábil ou na própria produção. O programa já fez um contato para aproximar o exército das pequenas cooperativas para a compra de alimentos pelo PAA – programa de aquisição de alimentos.

Ele explicou que as ações do programa vão ser desenvolvida até setembro de 2020, mas a Epagri vai continuar o trabalho com os agricultores com o foco na agregação de valor. Uma diz que essa é a tendência cada vez mais presente no meio rural, onde agricultores que não buscarem ações para aumentar o valor do produto terão mais dificuldade para permanecer no campo.

Continua depois da publicidade

AL Contabilidade
Nedel Celulares.
Advocacia Fávero

Mais notícias

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.