17.07.2025 às 09:51h - atualizado em 17.07.2025 às 11:21h - Educação
A cidade de São João do Oeste registrou queda no índice de alfabetização de crianças. O município segue como referência nacional pelo alto percentual de eficiência na educação. O Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada mobiliza os governos federal, estadual e municipal. São João do Oeste é referência em qualidade na educação, com índices de destaque no Brasil. A meta é atingir até o final do 2º ano a condição em que os alunos sejam capazes de ler e escrever textos.
O Secretário da Educação de São João do Oeste, Everton Wenher, reconhece a queda do município na avaliação divulgada neste mês. São João do Oeste registrou nos dados de 2024, o percentual de 92,4%. Já em 2023, o município atingiu a marca de 96% de alfabetização na idade certa.
O Secretário da Educação lembra que o comparativo é altamente positivo com o cenário nacional, que é de 59,2% e até mesmo com o estadual, de 62%. Wehner afirma que este é um trabalho coletivo de vários anos de dedicação, com o objetivo manter e elevar ainda mais o percentual de alfabetização. Conforme o Secretário da Educação de São João do Oeste, o trabalho pedagógico está presente nas escolas com ações diferentes na educação infantil, proporcionando que as crianças do pré-2 já tenham familiarização com a escrita e leitura.
Everton Wenher menciona a importância das capacitações aos professores para estarem cada vez mais preparados para atender os alunos. O município também foca também na formação de cidadãos para os desafios que surgem na vida adulta. A Secretaria promove diálogo com os professores para participarem das capacitações.
Comentar pelo Facebook