17.07.2025 às 09:28h - atualizado em 17.07.2025 às 10:55h - São Miguel do Oeste
O número de atendimentos feitos pela equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Básico em São Miguel do Oeste, teve um aumento de quase 20% nos últimos dois meses. A informação é da coordenadora do serviço no município, Cláudia Maldaner.
Em abril, a equipe realizou 79 atendimentos. Em maio, o número subiu para 94. Já em junho, foram registrados 99 atendimentos, o que representa um crescimento de 25% em relação a abril.
Segundo Cláudia, a maior parte das ocorrências recentes envolveu vítimas de acidentes de trânsito e idosos, principalmente por quedas dentro de casa.
A unidade do Samu Básico em São Miguel do Oeste funciona junto à UPA 24 horas e atua em casos de menor complexidade, com uma equipe composta por um condutor socorrista e um técnico ou auxiliar de enfermagem.
As chamadas para o número 192 são atendidas por uma central de regulação localizada em Chapecó. Cláudia reforça que muitas pessoas ainda não entendem que a ligação não é atendida diretamente pela equipe local. Ela explica que é fundamental fornecer todas as informações solicitadas pela central, que conta com um médico regulador. Esse profissional é quem decide se o caso será atendido pelo Samu Básico ou pelo Samu Avançado, que inclui um médico na equipe.
A coordenadora destacou que o tempo de resposta aos chamados no município tem sido considerado adequado.
Comentar pelo Facebook