17.07.2024 às 10:45h - atualizado em 17.07.2024 às 11:54h - Saúde

Cardiologista alerta para os cuidados com o coração durante o inverno

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Cardiologista alerta para os cuidados com o coração durante o  inverno
Foto: Divulgação

A incidência de problemas cardíacos durante o período do inverno, gera uma preocupação em relação aos cuidados que a população deve ter em relação ao coração. Atualmente as doenças cardiovasculares são consideradas a principal causa de morte no mundo.

Conforme o médico Cardiologista Márcio Chinazzo, o organismo humano gera várias reações em períodos de baixas temperaturas, levando a necessidade de algumas adaptações no sistema cardiovascular, que trabalha mais para manter seu equilíbrio.

O frio ativa os receptores nervosos da pele, desencadeando uma maior liberação de adrenalina, hormônio que contrai os vasos sanguíneos, aumenta a frequência cardíaca e, consequentemente, aumenta o consumo de oxigênio pelo músculo do coração, ocasionando o aumento da pressão arterial.

Chinazzo frisa que a redução das vias de circulação sanguínea, pode provocar a rupturas de placas de gordura que irrigam o coração, levando a possibilidade de formação de coágulos, que podem ocasionar o entupimento das artérias e provocar um infarto.

Quando esse processo provoca uma obstrução das artérias carótidas, que levam o sangue ao cérebro, a pessoa pode também sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Outro fator que demanda atenção em relação às doenças cardiovasculares e o frio é a ocorrência mais frequente de arritmias, doenças respiratórias e a presença de infecção, que podem aumentar o risco de descompensação cardiovascular.

O Cardiologista Márcio Chinazzo destaca que nesta época do ano, as pessoas tendem a se exercitar menos, ingerem menos líquidos e consumir alimentos mais gordurosos e calóricos, hábitos que também aumentam os riscos de doenças do sistema cardiovascular.

O Cardiologista orienta à população sobre a importância de manter hábitos de vida saudáveis, usar roupas adequadas para manter o corpo aquecido em dias com baixas temperaturas, ingerir no mínimo dois litros de água por dia, evitar alimentos muito gordurosos e salgados, praticar atividades físicas e realizar consultas médicas periódicas e exames cardiológicos preventivos capazes de identificar fatores de risco, como colesterol elevado, hipertensão arterial e diabetes.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.