17.07.2023 às 07:45h - atualizado em 17.07.2023 às 07:46h - Obras

Recuperação nas estradas de SMOeste deve iniciar nesta semana

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Recuperação nas estradas de SMOeste deve iniciar nesta semana
Foto: Arq. Portal Peperi

A secretaria de Obras de São Miguel do Oeste está empenhada para consertar os danos causados pelo excesso de chuvas da última semana.

De acordo com o secretário, Cláudio Barp, assim como em outros municípios da região Extremo-Oeste, o grande volume de água causou diversos transtornos nas estradas do interior e a chuva aliada a terra, galhos e folhas acabaram provocando o entupimento de bueiros e sarjetas, fazendo com que as mesmas acabassem cedendo e o material escorrendo pelas estradas.

Conforme ele, por conta disso, várias vias acabaram desmoronando e causando transtornos para os agricultores e demais que transitam pelo interior de São Miguel do Oeste.

Ele destacou que a secretaria estava realizando um trabalho expressivo nas estradas, porém, devido ao grande volume de água, toda a ação acabou sendo perdida, prejudicando o andamento das ações executadas no município por parte do setor de Obras.

Barp salientou que as ações de desentupimento de bueiros e sarjetas já foram realizadas pela equipe, porém, comentou que as demais em relação ao conserto das estradas ficará para essa semana, sendo que por isso, ele pediu paciência dos moradores, haja visto que nas vias não era possível uma ação rápida por conta do solo molhado da última semana.

Ele explicou que colocar máquinas nos trechos afetados naquele momento era inviável e não teria um trabalho de qualidade, além de não apresentar um resultado esperado, sendo que dessa forma, o trabalho inicial foi de corrigir as questões pontuais e garantindo a trafegabilidade o quanto antes nas estradas do interior de São Miguel do Oeste.

Ele pontuou que a secretaria não possui dados em relação ao prejuízo, porém, orientou que os agricultores que precisarem de atendimento devem contatar o setor de Obras.

Cláudio Barp foi questionado sobre quanto tempo o setor deve demorar para resolver todas essas questões e ressaltou os prejuízos expressivos em várias áreas de São Miguel do Oeste.

Ele lembrou que a equipe tinha um cronograma incluindo ações de britagens em algumas estradas, porém, após uma reunião ficou decidido que esse trabalho precisará ser adiado para o final de agosto ou setembro, sendo que o foco no momento é em relação a recuperação das estradas danificadas.

Ele citou que ao menos três localidades foram fortemente atingidas, sendo as Linhas Caxias, Nereu Ramos e Sete de Setembro e a expectativa é que a recuperação total ocorra entre 30 e 40 dias, por isso, reforçou o pedido de compreensão aos agricultores.

Em relação ao parque de máquinas, ele disse que a estrutura está praticamente completa e apta para realizar os trabalhos necessários e salientou que a intenção é que os trabalhos emergenciais iniciem já na nesta segunda-feira, 17.


Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.