17.07.2023 às 16:08h - atualizado em 17.07.2023 às 18:16h - Saúde
Conforme a enfermeira da Secretaria da Saúde de Itapiranga, Nádia Souza, as PICS ou Práticas Integrativas e Complementares em Saúde auxiliam a integrar o físico, social, emocional e psicológico. São recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
Segundo, Nádia, as PICS complementam as práticas médicas, de enfermagem e de saúde pública. Itapiranga possui trabalhos com reiki, florais e auriculoterapia, desde agosto de 2022. Neste ano teve início o pilates solo.
A enfermeira salienta que o floral atua principalmente na ansiedade, mal-estar, dores crônicas. Nádia Souza explica que a auriculoterapia faz uso de sementes em pontos nas orelhas direcionado a diferentes partes do corpo. O reiki pontos energéticos visando o realinhamento e organização de vários aspectos relacionados a saúde da pessoa.
A enfermeira da Secretaria da Saúde de Itapiranga, Nádia Souza, informa que a demanda por Prática Integrativas é bastante grande com destaque para auriculoterapia com até 200 pacientes por mês e florais com150 atendimentos mensais. A meta é ampliar a disponibilidade de outras práticas.
O encaminhamento para as Práticas Integrativas ocorrem nas unidades de saúde pela enfermeira ou médico. A enfermeira Nádia Souza cita importância na prevenção e tratamento da ansiedade, depressão, para quem usa remédio controlado ou possui dores crônicas, além de os profissionais da saúde.
O agendamento está disponível em todas as unidades de saúde. Itapiranga possui quatro profissionais para as Práticas Integrativas, sendo duas enfermeiras, psicóloga e técnica em saúde bucal. Nádia afirma que os pacientes apresentam resultado positivo e salienta que não precisa abandonar os demais tratamentos medicamentosos.
Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook