17.07.2023 às 08:37h - Segurança

Briga termina em morte, feridos e casas incendiadas em aldeia indígena de SC

Riann Coletti

Por: Riann Coletti São Miguel do Oeste - SC

Briga termina em morte, feridos e casas incendiadas em aldeia indígena de SC
Imagem: Agência Brasil

Uma briga na aldeia Condá, em Chapecó, no Oeste catarinense, terminou com um indígena morto e outros feridos, um deles em estado grave, além de casas e carros incendiados. O desentendimento ocorreu neste domingo, 16, e teria sido motivado por divergências políticas internas.

A situação conflituosa perdura há mais de um ano, desde o resultado da eleição feita em maio de 2022, que resultou na escolha do novo cacique, Efésio Siqueira. Parte do grupo não aceita decisões do líder da aldeia Kaingang, em especial a uma nova regra estabelecida com a troca da gestão. Foi instituído que o consumo de bebidas alcoólicas seria permitido apenas de sexta-feira a domingo.

Efésio conta que durante a confusão uma pessoa levou um tiro de raspão e um jovem de 26 anos levou um tiro na barriga e foi levado em estado grave ao hospital, onde passou por cirurgia.

Outro de 30 anos, identificado como Aziel Floriano, levou quatro tiros no pescoço e peito, informou a Polícia Militar, e morreu horas depois na unidade de saúde. Outros tiveram machucados mais leves e foram atendidos pelos bombeiros militares, mas não precisaram de encaminhamento médico.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.