17.07.2018 às 22:41h - atualizado em 18.07.2018 às 08:34h - São Miguel do Oeste

Projeto aprovado na Câmara cria o Dia Municipal do Ciclista

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Projeto aprovado na Câmara cria o Dia Municipal do Ciclista
Foto: Marcos de Lima / Portal Peperi

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno projeto de lei de autoria de Everaldo Di Berti que institui o Dia Municipal do Ciclista, a ser comemorado anualmente em 19 de agosto. O projeto também inclui a data no calendário oficial de eventos e comemorações do Município de São Miguel do Oeste. O texto prevê que durante a semana em que se comemora o Dia do Ciclista, o município articulará, mobilizará e sensibilizará a sociedade civil em relação aos benefícios da atividade do ciclismo.

A norma prevê ações como campanhas publicitárias, "aprimorando o convívio racional com os demais meios de transporte, promovendo também a atividade enquanto mobilidade sustentável e esportiva como meio saudável de locomoção". O projeto também prevê campanhas educativas visando à conscientização quanto à efetiva mobilidade social, educação no trânsito e os benefícios do ciclismo.

A iniciativa também visa estimular a criação de espaços adequados para promover atividades voltadas à prática, como pista de ciclismo, ciclofaixas, ciclorrotas e outros.

O projeto foi aprovado nesta terça-feira, 17, e ainda passará por uma segunda apreciação dos vereadores antes de ser enviado ao prefeito para sanção.

Di Berti também apresentou uma indicação em que sugere à Administração Municipal que construa uma pista poliesportiva em São Miguel do Oeste. Conforme o vereador, esse espaço possibilitará a prática de várias modalidades, como ciclismo e corrida, além de uma área exclusiva para crianças e de áreas reservadas para as práticas de meditação. O vereador ressalta que o intuito é promover a prática de várias modalidades esportivas de forma segura e em um espaço adequado.

"Infelizmente, São Miguel do Oeste não possui espaço para estas práticas e muitas vezes as pessoas reúnem-se em locais que oferecem perigo tanto para si, quanto aos transeuntes e motoristas", justifica Everaldo. O vereador sugere ainda uma área a ser permutada com o poder público, no Bairro Progresso. "São Miguel do Oeste poderá se tornar uma cidade modelo, gerando o que chamamos de turismo esportivo, dando ao Município oportunidades comerciais e consequentemente o crescimento econômico municipal", acrescenta.

O ciclista Andersen Saito utilizou espaço na tribuna para defender as propostas de Di Berti. Saito falou que pratica ciclismo todos os dias e expôs a necessidade de ter uma área específica para praticar esportes com segurança. "São Miguel do Oeste precisa de uma área para estas práticas", afirmou, destacando os inúmeros benefícios do ciclismo para a saúde.

Fonte: Tiarajú Goldschmidt / Ascom

Foto(s): Marcos de Lima / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.