Publicidade

17.07.2018 às 14:22h - atualizado em 18.07.2018 às 08:48h - Saúde

Barracão confirma dois casos de pacientes com a gripe H1N1

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Continua depois da publicidade

Barracão confirma dois casos de pacientes com a gripe H1N1

Continua depois da publicidade

A existência de dois casos de gripe H1N1 foi confirmada pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira, 16. O médico Felipe Jakimiu e a enfermeira Cledir Buzatto, afirmaram que apesar das suspeitas, a confirmação ocorreu nesta segunda-feira, 16, após recebimento dos exames do Lassen com os dois casos positivos.

Em um dos casos o quadro evoluiu e culminou na morte da paciente no Hospital de Dionísio Cerqueira. Exames realizados comprovaram que a paciente em questão apresentava um quadro grave da doença.

A enfermeira esclarece que como o paciente apresentava outras complicações, não foi possível confirmar se a gripe foi a causa da morte.

Os profissionais informaram que, muito embora, a campanha de vacinação contra a gripe já tenha encerrado, os postos do município, bem como o hospital municipal contam com doses de Tamiflu, que será administrado aos pacientes com suspeita de infecção e até 48 horas do início do quadro assintomático de gripe.

Eles reforçam que o medicamento será disponibilizado apenas com a indicação de um profissional.

A enfermeira lembra que as ações de prevenção ocorrem desde 2009 quando foram registrados os primeiros casos. Segundo ela, as orientações para evitar o contágio são as mesmas de outras gripes, já que são causadas por vírus.

Ela alerta os moradores da região para que fiquem atentos e procurem o médico em caso de dúvidas e sintomas da doença, principalmente febre alta. Lembrou que outros municípios do Sudoeste do Paraná registraram mortes pela gripe H1N1 como Santa Isabel do Oeste e Planalto.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

AL Contabilidade
Advocacia Fávero

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.