17.07.2018 às 14:22h - atualizado em 18.07.2018 às 08:48h - Saúde

Barracão confirma dois casos de pacientes com a gripe H1N1

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Continua depois da publicidade

Barracão confirma dois casos de pacientes com a gripe H1N1

Continua depois da publicidade

A existência de dois casos de gripe H1N1 foi confirmada pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira, 16. O médico Felipe Jakimiu e a enfermeira Cledir Buzatto, afirmaram que apesar das suspeitas, a confirmação ocorreu nesta segunda-feira, 16, após recebimento dos exames do Lassen com os dois casos positivos.

Em um dos casos o quadro evoluiu e culminou na morte da paciente no Hospital de Dionísio Cerqueira. Exames realizados comprovaram que a paciente em questão apresentava um quadro grave da doença.

A enfermeira esclarece que como o paciente apresentava outras complicações, não foi possível confirmar se a gripe foi a causa da morte.

Os profissionais informaram que, muito embora, a campanha de vacinação contra a gripe já tenha encerrado, os postos do município, bem como o hospital municipal contam com doses de Tamiflu, que será administrado aos pacientes com suspeita de infecção e até 48 horas do início do quadro assintomático de gripe.

Eles reforçam que o medicamento será disponibilizado apenas com a indicação de um profissional.

A enfermeira lembra que as ações de prevenção ocorrem desde 2009 quando foram registrados os primeiros casos. Segundo ela, as orientações para evitar o contágio são as mesmas de outras gripes, já que são causadas por vírus.

Ela alerta os moradores da região para que fiquem atentos e procurem o médico em caso de dúvidas e sintomas da doença, principalmente febre alta. Lembrou que outros municípios do Sudoeste do Paraná registraram mortes pela gripe H1N1 como Santa Isabel do Oeste e Planalto.

Continua depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.