Eleições 2022

17.06.2022 às 15:07h - atualizado em 17.06.2022 às 15:39h - Eleições 2022

Justiça Eleitoral de Itapiranga intensifica preparativos para as eleições

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Justiça Eleitoral de Itapiranga intensifica preparativos para as eleições
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

A Justiça Eleitoral de Itapiranga está intensificando os preparativos para as eleições estaduais e federais de outubro.

A 65ª zona eleitoral com sede em Itapiranga terá 109 seções nos quatro municípios de abrangência, com 500 pessoas trabalhando no dia das eleições. Também fazem parte os municípios de São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste. De acordo com o Chefe do Cartório Eleitoral, Daniel Coelho, está sendo finalizado um estudo para avaliação dos locais de votação e possíveis seções criadas ou excluídas dependendo do número de eleitor em cada local de votação.

Em Itapiranga, no momento são 44 urnas, com as principais concentrações de eleitores nas escolas Porto Novo e São Vicente. Para atuar como mesário é preciso ter o título de eleitor regular, ser maior de 18 anos e não ter filiação a qualquer partido.

Daniel Coelho explica que entre os benefícios de trabalha na eleição está a compensação de dois dias de folga para cada dia disponível para a Justiça Eleitoral, normalmente para treinamento e também na eleição. Estudantes também podem utilizar este trabalho como horas complementares.

De acordo com o Chefe do Cartório, as pessoas chamadas para atuarem na eleição possuem um prazo para justificar o motivo para não aceitar. Isso será analisado e dependendo do caso o mesário pode ser dispensado. Segundo Daniel Coelho, onde não tiver voluntário suficiente será feita convocação de pessoas da comunidade para trabalharem nas eleições para garantir o atendimento aos eleitores.

Daniel Coelho diz que em algumas seções existem dificuldades para ter voluntários, porém, tem mesários que atuam há 12 eleições e seguem a disposição. O Chefe do Cartório Eleitoral destaca que a comarca de Itapiranga tem histórico de eleições tranquilas. Ele informa também que os voluntários na função de mesários podem realizar inscrição no site do TRE de Santa Catarina ou manter contato com o cartório eleitoral localizado no edifício Peperi, na sede da Rádio Itapiranga.

Para quem não fez as devidas regularizações do título de eleitor precisa aguardar até 08 de novembro, quando abre um novo período de cadastro eleitoral.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.