17.06.2022 às 15:39h - Saúde

Itapiranga retoma trabalho em grupo contra o tabagismo

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga retoma trabalho em grupo contra o tabagismo
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

O combate ao vício do cigarro é um grande desafio para a saúde pública. Conforme a psicóloga da Secretaria da Saúde de Itapiranga, Samira Bolsi, o período de pandemia afetou o trabalho presencial. Ela salienta que foi mantido atendimento individual e atividades com grupos online. No momento, estão abertas inscrições para o primeiro grupo presencial em 2022.

O procedimento inclui entrevista com os interessados para identificar as demandas pessoais visando a formação de um grupo conforme as necessidades. Samira informa que o município conta com um grupo profissionais, com enfermeira, dentista, psicóloga e médico. Esta equipe multiprofissional consegue trabalhar todas as necessidades dos fumantes na missão de largar o vício.

O ideal é ter até 12 pessoas para o trabalho em grupo no combate ao tabagismo. A psicóloga Samira Bolsi chama atenção que ainda existem vagas para as atividades que serão desenvolvidas em Itapiranga. Ela destaca a importância da troca de experiências e apoio que os integrantes recebem para largar o vício do cigarro.

A psicóloga afirma que a metodologia de trabalho inclui grupo terapêutico que auxilia as pessoas e também o tratamento com medicamentos. O combate ao tabagismo tem o reforço da Fitoterapia, Auriculoterapia e Florais. Samira salienta que as atividades seguem o Protocolo do Ministério da Saúde e inclui encontros semanais, quinzenais e suporte posterior a conclusão do trabalho em grupo.

Inúmeras pesquisas comprovam o efeito do trabalho em grupo no combate ao tabagismo. A psicóloga da Secretaria Municipal da Saúde destaca que existe mais chances que as pessoas consigam enfrentar esta fase do tratamento e obter sucesso em largar o vício. Samira Bolsi diz que cada pessoa tem objetivos distintos, mas no fim todos querem a mesma coisa que é largar o vício.

A psicóloga relata consequências do tabagismo que inclui o custo elevado para a compra do cigarro, cheiro desagradável, prejuízo na apresentação física e até problemas dentários. O grupo terá início das atividades em julho, sendo que as inscrições prosseguem até o final de junho.

Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.