17.05.2024 às 14:46h - atualizado em 17.05.2024 às 15:14h - Clima

Bombeiros de Santa Catarina intensificam resgates no RS

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Bombeiros de Santa Catarina intensificam resgates no RS
Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

As equipes de Força-Tarefa (FT) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) continuam a atuar em apoio ao estado do Rio Grande do Sul, focando no resgate de famílias e animais ilhados em Canoas e na localização de vítimas de deslizamentos em Cruzeiro do Sul, próximo a Lajeado.

Desde o início das operações, em 1º de maio, quando as equipes foram acionadas e autorizadas pelo governo do estado, foram resgatadas 2.959 pessoas e 529 animais. Além disso, 18 vítimas em óbito foram encontradas, sendo que três dessas foram localizadas graças ao trabalho dos cães de busca.

Na região de Cruzeiro do Sul, as equipes concentram seus esforços na busca de vítimas soterradas por deslizamentos. Drones são utilizados para mapear áreas críticas, permitindo uma distribuição eficiente das equipes de resgate no terreno.

Cinco binômios, formados por bombeiros militares e cães de busca, são fundamentais na operação, identificando pontos de interesse em uma área coberta por aproximadamente quatro metros de entulho, espalhados por 15 milhões de metros quadrados. Os cães agilizam o avanço das buscas, permitindo encontrar vítimas em meio aos escombros.

No momento, os recursos mobilizados no Rio Grande do Sul incluem:

- 42 bombeiros militares

- 5 cães de busca

- 14 viaturas

- 12 embarcações

- 8 motores de popa

- Drones e equipamentos para busca e resgate em áreas inundadas e deslizamentos.

Foto(s): Divulgação/ Corpo de Bombeiros

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.