17.05.2022 às 15:18h - atualizado em 17.05.2022 às 18:19h - Meio Ambiente

SJO registra baixa procura em Programa de Reservação de Água

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

SJO registra baixa procura em Programa de Reservação de Água
Foto: Diana Isabel/Arquivo Portal Peperi

São João do Oeste lançou neste ano o Programa Municipal de Reservação de Água visando incentivar e propiciar às famílias rurais e urbanas a investir em armazenamento de água da chuva e das fontes. Porém, com o período de frequentes chuvas, a população não dá importância para sistemas que visam guardar água para períodos de estiagem.

Conforme o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Rech, a procura é considerada baixa pelo programa de incentivo da prefeitura. Ele lembra que a meta é proporcionar estrutura de abastecimento de água em épocas de estiagem prolongadas, reduzindo gastos com transporte de água bruta e água tratada de fontes externas até as propriedades rurais.

O Secretário informa que os incentivos do programa consistem em subsidiar parte dos valores investidos, sejam através de empréstimos ou recursos próprios, realizados pelos munícipes. Rech observa que o município subsidiará até 10% dos investimentos com limite de 10 mil reais para os produtores rurais e até 500 reais aos moradores do perímetro urbano. O valor total disponibilizado para a execução do Programa de Reservação de Água, é de um milhão de reais.

O prazo estipulado para a realização dos investimentos será de 12 meses, a partir da inscrição, que deverá ser realizada na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Rogério Rech reforça que este é o momento de garantir sistemas para reservar água, pois ainda persiste a previsão de nova estiagem em 2022.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.