17.03.2021 às 17:03h - atualizado em 17.03.2021 às 17:29h - Saúde
O Setor de Dengue de Iporã do Oeste confirmou nesta semana caso de dengue de paciente infectado dentro do município, conhecido como caso autóctone. Segundo Daniela Silveira, agente de endemias, o exame que havia sido enviado para a regional retornou na terça-feira, 16, ao município, com a confirmação da doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypti.
A equipe do Setor de Dengue visitou o paciente, um homem que reside no Bairro Breunig, centro da cidade, e aplicou questionário para saber se ele saiu do município. Como relatou que ficou em Iporã do Oeste, foi confirmado que se trata de um caso autóctone. Conforme Daniela, isso quer dizer que há mosquito infectado no município.
“O município já é infestado de mosquitos, porém não havia essa doença. Agora que o caso de dengue foi registrado, a possibilidade de um surto é muito grande, então a preocupação dobra com todos os cuidados que temos e principalmente com a colaboração dos munícipes. Ali onde o paciente mora é feita uma revisão de área e bloqueio de transmissão, num raio de 50 metros, onde vistoriamos caixas de água, tudo que tem possibilidade de procriar mosquitos, para eliminar esses criadouros”, detalha.
AÇÕES PARA EVITAR PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO
Daniela Silveira salienta que o Setor de Dengue tem armadilhas espalhadas pela cidade, nas quais coletam larvas de mosquito e também há revisão na área de 50 metros ao redor. A equipe, composta por três agentes, elimina possíveis criadouros de mosquitos e também faz seis visitas anuais em cada casa, para conversar com os moradores e solicitar a colaboração.
Existem ainda pontos estratégicos na cidade que são vistoriados a cada 15 dias, como borracharias, mecânicas, chapeações e tudo que possa conter materiais e acumular água. Daniela reivindica para as pessoas verificarem as caixas de água, fazer limpeza e manutenção correta. A caixa de água deve ter tela tanto na entrada quanto na saída, o que segundo a agente já é uma grande prevenção. Já as calhas deverão receber limpeza uma vez por mês.
Outros dois casos de pacientes que foram à unidade de saúde de Iporã do Oeste com sintomas de dengue aguardam o resultado dos exames. O teste da Covid-19, que apresenta sintomas parecidos, já foi feito nestes pacientes, e o vírus foi descartado.
Foto(s): Assessoria de Imprensa
Comentar pelo Facebook