17.03.2021 às 19:21h - Coronavírus
Os três governadores do Sul se reuniram na tarde desta quarta-feira, 17, em Florianópolis. Logo em seguida eles concederam uma entrevista coletiva na qual anunciaram que irão unificar as medidas de combate ao avanço do coronavírus.
Os governadores decidiram integrar os sistemas para gerir as crises da pandemia em conjunto, com compras de insumos, medicamentos, manejo interestadual de equipamentos, transferência de pacientes quando necessário e, futuramente, aquisição das vacinas. A decisão de unificar a gestão ocorreu depois que foi identificado um comportamento similar da manifestação do vírus em toda a região.
Segundo o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), o Sul é o epicentro da doença, especialmente com a chegada da nova variante, identificada em cerca de 80% dos infectados em Santa Catarina. “O Estado reconhece que somos epicentro da crise e o que se apresenta agora, é uma nova doença, é um momento do novo. Estamos nos preparando não só para esse momento de crise que vivemos, mas para ajudar os outros estados quando precisarem”, afirmou.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) admitiu o grave momento que a região vive, mas afirmou que a tendência é de o cenário se acalmar nos próximos dias.” Os três estados do sul observaram comportamento semelhante da pandemia e a partir do dia 10 a 14 de fevereiro. Essa forte inclinação das internações, especialmente com a variante P1, demandou fortemente do nosso sistema hospitalar. Mas temos expectativa de começar a ter uma redução, embora ainda lenta, nas próximas semanas. Já observamos uma redução, estabilização”, afirmou.
Já o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), disse que aposta na Fiocruz e no Butantan para acelerar a vacinação no Sul do país e adiantou que a previsão é de “aumento substancial nas entregas de vacina”.
Fonte: SECOM
Comentar pelo Facebook