17.03.2020 às 17:01h - Coronavírus
A afirmação é da enfermeira da vigilância em saúde do município Samara Ronchi. De acordo com ela, o hospital da cidade recebeu na segunda-feira, 16, um paciente com suspeita do Covid-19. Após avaliação e estudo epidemiológico a suspeita foi descartada. A pessoa que poderia estar infectada com coronavírus teve contato com locais e pessoas onde a disseminação do vírus é em larga escala, porém, já faz mais de 30 dias, e o risco de contaminação é de até 14 dias, explica a enfermeira.
Contudo, Samara, assegura que esse paciente está sendo monitorado pela equipe de saúde.
Recomenda que a população vá ao hospital e postos de saúde, apenas se for necessário.
Na segunda-feira, 16, a profissional conta que participou de um encontro com a regional de saúde para tratar sobre o Covid – 19. No momento, foi repassado que a disseminação do coronavírus é comunitária e rapidamente atinge pessoas do mundo todo. A preocupação da regional de saúde é que tenha muitos casos num período curto de tempo, superlotando os hospitais. Idosos são mais vulneráveis ao vírus e necessitam, em caso de contaminação, de internamento em UTI, e a região não tem suporte para atender grande demanda. Isso, também, esclarece a enfermeira, porque as outras doenças precisam e vão continuar tendo atenção.
Samara diz, a população vai ter coronavírus, pois a doença está presente em praticamente o mundo todo, mas que isso aconteça ao longo do tempo, não tudo de uma vez só. Foi por isso que o estado de Santa Catarina e o mundo todo está tomando medidas drásticas de prevenção. As recomendações, enfatiza a profissional, podem sofrer alterações a qualquer momento.
Para diminuir o risco de contaminação do coronavírus, algumas medidas podem ser adotadas: não espirrar na mão, usar o antebraço ou um lenço de papel, evitar locais de aglomeração de pessoas, lavar bem e com frequência as mãos e usar álcool gel 70ºGL.
Comentar pelo Facebook