17.02.2024 às 11:04h - atualizado em 17.02.2024 às 14:59h - Saúde

Itapiranga tem primeira morte com suspeita de dengue

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Itapiranga tem primeira morte com suspeita de dengue

Situação ainda segue sob investigação da secretaria de Estado da Saúde. O município já soma 225 casos de Dengue neste ano e nesta semana registrou o primeiro caso suspeito de morte em decorrência da doença. Conforme o fiscal sanitário, Alcenir Benáchio, a explosão no número de casos ocorreu neste ano, segundo ele, as pessoas ainda não estão adotando os devidos cuidados e isso gera uma situação alarmante. O alerta surgiu no final de 2023 em virtude da epidemia em municípios vizinhos no Rio Grande do Sul, sendo que ocorre grande circulação diária de pessoas que cruzam o rio Uruguai para trabalharem em Itapiranga. A partir de janeiro Itapiranga passou a registrar diariamente pessoas com Dengue.

Segundo Alcenir Benáchio, várias medidas foram adotadas com limpeza de locais públicos, realização de fumacê, aumento da fiscalização e até duas empresas interditadas por não cumprirem as exigências de prevenção. O fiscal sanitário diz que as medidas devem ser ainda mais rigorosas em busca de resultados positivos no combate ao mosquito Aedes aegypt. Benáchio lembra que Itapiranga registra há vários anos focos do mosquito transmissor sem conseguir eliminar o inseto e agora a doença virou grande preocupação. O fiscal salienta que todos sabem as medidas que devem ser adotadas para não criar ambiente favorável ao mosquito. Com a presença da doença é preciso aumentar os cuidados, com uso de repelente e uso de roupas longas.

A morte, que pode estar relacionada a Dengue, é de um paciente de 86 anos, que já possuía outras comorbidades. Ele procurou atendimento médico em Itapiranga e teve complicações, foi transferido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste e faleceu na quarta-feira. Ontem o município recebeu a confirmação que o médico atestou a causa da morte provocada por Dengue, porém a Secretária de Estado da Saúde ainda coloca o caso como suspeito e em situação de investigação, devido ao paciente ter idade elevada e já ter outros problemas de saúde.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.