17.02.2023 às 09:59h - Bombeiros
Uma cobra dormideira foi flagrada dentro de uma creche de Vitor Meireles, no Vale do Itajaí, na quinta-feira, 16. O animal foi devolvido à natureza após ser capturado pelos bombeiros.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a cobra foi vista por uma professora em uma área de tijolos vazados. A funcionária chamou a equipe para captura.
"Estava fora do alcance das crianças, mais perto da horta", informou o bombeiro voluntário Cleber Reili Masote. Professores e crianças foram tranquilizados pelos socorristas. A espécie, embora tenha semelhanças com a jararaca, não tem peçonha.
Tobias Kunz, especializado no estudo de répteis, explica que as cobras dormideiras são inofensivas e costumam se alimentar de lesmas e caramujos. Também podem ser encontradas próximas a áreas urbanas.
Sobre a espécie
Normalmente as dormideiras não ultrapassam um metro de comprimento. As serpentes desse grupo mais comuns são da espécie Dipsas neuwiedi.
Embora apresentem coloração semelhante a das jararacas, as cobras dormideiras são inofensivas.
"Jararacas e dormideiras podem ser diferenciadas pela forma da cabeça, escamas, e presença da fosseta loreal, que é uma abertura entre os olhos e narinas, presente nas jararacas", explica.
Fonte: G1/SC
Comentar pelo Facebook