17.02.2021 às 08:49h - atualizado em 17.02.2021 às 14:10h - Saúde

Aumento de casos da Covid-19 gera caos na saúde

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Aumento de casos da Covid-19 gera caos na saúde

O anúncio foi feito pelo diretor do hospital Sagrada Família Santé, de Itapiranga, Janir Bach. Ele relata a preocupação com o colapso no sistema de saúde devido ao aumento de pacientes graves em decorrência de problemas causados pela Covid-19. O diretor informa que o Hospital de Itapiranga foi credenciado pela Secretaria de Estado da Saúde para receber pacientes da Covid. 26 leitos foram selecionados, reservando por completo o terceiro andar da unidade para estes pacientes.

Bach demonstra grande preocupação por uma mudança na gravidade dos casos recebidos. Os leitos são de enfermaria, sem especialização, no entanto, o hospital está recebendo pacientes em situação grave. Observa que uma mulher está entubada e existe apenas um equipamento restando para este tipo de atendimento, cabendo à equipe médica a decisão de quem receberá o tratamento.

Pacientes da região de Chapecó são maioria no hospital de Itapiranga. O município não possui nenhuma pessoa internada na unidade em decorrência da Covid-19. Nesta semana já foram internados oito pacientes vindos da região de Chapecó, devido à superlotação dos hospitais de referência. Janir Bach reforça que o caos já está confirmado e conclama para a população local evitar consultas no hospital. A unidade somente deve ser procurada em situações de urgência e emergência. O diretor do Hospital Sagrada Família Santé relata que a equipe médica é limitada, e no momento está sobrecarregada com pacientes de outras regiões.

De acordo com Janir Bach, a transferência de pessoas com Covid segue a disponibilidade de leitos sem comunicação prévia ao hospital. Ele cita como exemplo, o aumento no uso de oxigênio. O hospital possui uma média de sete cilindros por semana, no entanto, nos últimos quatro dias foram utilizados 15 cilindros de oxigênio.

O diretor reforça que a preocupação com a gravidade dos pacientes que chegam a Itapiranga. Segundo Janir Bach, o acordo seria para atender pacientes para observação e a realidade atual é de pessoas em estado de saúde grave sendo enviadas para Itapiranga. O hospital também enfrenta dificuldades para a transferência de pacientes que necessitam de internação em UTI.

O Hospital Sagrada Família investiu em especialização para atender público regional. Em virtude do agravamento da pandemia serão suspensos os procedimentos cirúrgicos de várias especialidades, incluindo vascular e ortopedia. Serão atendidos apenas casos de extrema gravidade. Bach avalia que este é o momento da população contribuir evitando aglomerações e aumento ainda maior de casos da doença.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.