17.01.2026 às 10:37h - Educação
Itapiranga lançou nesta semana a Chamada Pública para a aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar. O município aplica alto percentual do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O valor repassado pelo governo federal em 2025 foi de aproximadamente R$ 400 mil. Itapiranga utilizou aproximadamente 73% deste valo em produtos da agricultura familiar.
Em 2025 foram investidos aproximadamente R$ 1,364 milhão em alimentação escolar, considerando recursos federais e próprios do município. Conforme a Nutricionista das secretarias da Educação e Saúde de Itapiranga, Daiana Konflanz, a chama pública visa dar oportunidade para pequenos produtores venderem alimentos de suas propriedades para a prefeitura.
São 37 itens com ampla diversidade incluindo frutas, vegetais, legumes, cereais, peixes e ovos. Segundo a Nutricionista, alguns itens são encontrados com facilidade no município, porém existe dificuldade, especialmente com industrializados. “Os produtores atendem à demanda em hortaliças, frutas e outros produtos que são produzidos nas propriedades agrícolas” explica.
A Nutricionista observa que quando exige manipulação, como o peixe, a dificuldade de encontrar fornecedor é maior, pois necessita de abatedouro cadastrado seguindo a legislação sanitária. “A entrega de alguns itens é fracionada, especialmente de alimentos perecíveis, com entrega semanal. Existem compras que são de produção de épocas específicas” comenta a Nutricionista
Ela destaca que a Legislação Federal mudou e aumentou o percentual de recursos que deve ser aplicado na compra de produtos da agricultora familiar. A exigência passou de 30% para 45% do valor repassado pelo governo federal. Daiana Konflanz explica que isso não será problema para Itapiranga, pois o município tem histórico de aplicar mais de 80% do valor para a compra de produtos da agricultura familiar.
De acordo com a Nutricionista, a Chamada Pública é para a aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar, destinados ao preparo da merenda escolar dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
Os grupos formais e informais interessados deverão apresentar a documentação de habilitação e o projeto de venda até o dia 28 de janeiro, exclusivamente pelo site do município.
Comentar pelo Facebook