17.01.2024 às 10:32h - atualizado em 17.01.2024 às 15:21h - Educação

São João do Oeste incentiva aulas de alemão para manter condição de destaque estadual

O município dedica atenção especial para manter a condição de capital catarinense da língua alemã.

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

São João do Oeste incentiva aulas de alemão para manter condição de destaque estadual
Secretário de Educação de São João do Oeste - Claunei Weber

O município de São João do Oeste conquistou o título de cidade mais alemã de Santa Catarina e fortalece ações com alunos da pré-escola. Conforme o Secretário da Educação de São João do Oeste, Claunei Weber, o município dedica atenção especial para manter a condição de capital catarinense da língua alemã. O projeto contempla desde o pré escolar, com crianças a partir de quatro anos com o idioma alemão no currículo.

O Secretário observa que é de costume das famílias manter o ensino alemão e o município respeita esta situação. Weber destaca o problema que ocorre com o contato das crianças com a língua portuguesa no ingresso na creche.

O Secretário afirma que a educação percebe este movimento quando as crianças iniciam o período escolar e busca formas de incentivo para as crianças manterem a tradição da língua alemã. De acordo com Claunei Weber, foram contratadas duas professoras para trabalhar na educação infantil. Dia 25 ocorre a escolha de aulas para professores ACT's.

O Secretário da Educação de São João do Oeste, menciona que os concursos públicos estão em vigência, sem a necessidade de novos processos para contratação de profissionais da educação. O município atende crianças do berçário ao 5º ano, com um total 670 matrículas, número estável em relação ao ano passado.

Weber aponta maior demanda na creche, porém, com pequena redução no 5º ano. Menciona ainda que foi possível atender 100% das solicitações por vagas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.