17.01.2020 às 15:16h - atualizado em 17.01.2020 às 15:21h - Saúde

VISA de Tunápolis orienta sobre correto manuseio de alimentos para evitar doenças no verão

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

VISA de Tunápolis orienta sobre correto manuseio de alimentos para evitar doenças no verão

Continua depois da publicidade

De acordo com Vanderlei Stoffel, fiscal sanitário da prefeitura de Tunápolis, diante do calor desta época do ano, são necessários cuidados maiores em relação à temperatura e conservação dos alimentos.

Com a temperatura elevada à vida útil dos alimentos diminui muito, com risco de intoxicação quando não conservados em temperatura correta e expostos por muito tempo.

Quando da realização de encontros de aglomeração de público, o fiscal orienta que o alimento não seja preparado com muita antecedência.

Os alimentos in natura, como frutas e verduras, devem ser bem lavados e conservados. No transporte de alimentos os cuidados são com a acomodação e a temperatura.

O fiscal lembra que no final do ano passado o município teve surtos de diarréia e vomito o que provavelmente foi causado por descuidos na alimentação.

A Vigilância Sanitária de Tunápolis oferece treinamento para o manuseio correto de alimentos em eventos.

Vanderlei Stoffel comenta que os promotores de eventos devem ter pessoas capacitadas para o manuseio dos alimentos. Comunidades e entidades interessadas em capacitar manipuladores devem entrar em contato com a vigilância sanitária.

O fiscal sanitário orienta ainda que os organizadores dos eventos devem se preocupar em comprar produtos de procedência e ter cuidados na hora de manipular o alimento.


Foto: ilustração

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.