17.01.2018 às 07:30h - Saúde

Estado catarinense tem recorde de doadores de órgãos

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Estado catarinense tem recorde de doadores de órgãos

Santa Catarina encerrou o ano de 2017 com um crescimento no número de doadores de órgãos. Ao todo, foram registrados 282 doadores de múltiplos órgãos, o que corresponde a 40,28 doadores por milhão de população no ano, número este, recorde na história do estado.

No país, o indicador ainda não foi divulgado, mas até setembro era de 16,6, ou seja, Santa Catarina teria uma taxa cerca de três vezes maior do que a média brasileira.

Para o coordenador da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina do governo do estado, Joel de Andrade, esse alto índice está relacionado com a maior detecção de morte encefálica e maior efetivação dessas mortes em transplantes, chegando a um percentual de 49,6%.

Outro fator é que tem diminuído o número de famílias que se negam a fazer a doação, sendo que atualmente, apenas 33% é negativa.

Para Andrade, há uma maior sensibilização da população, até porque oeEstado lidera há praticamente 13 anos ininterruptos o ranking de doação de órgãos no país.

Apesar do aumento no número de doadores, o número de transplantes caiu em relação a 2016, de 1286 para 1217, afinal um mesmo paciente pode doar múltiplos órgãos e tecidos.

Andrade acredita que a queda está relacionada à diminuição na fila de espera para doação de córneas e a casos em que o órgão doado é levado para atender pacientes em outros Estados.

Outro ponto é a fila de espera por transplantes, que terminou o ano de 2017 com 559, número acima de dezembro de 2016, quando eram 535. O coordenador defende que o número se mantém praticamente estável e que há equilíbrio entre demanda e doações:

O profissional destaca que já houve cerca de 1,5 mil pacientes na lista de espera e que atualmente a lista tem encolhido e agora é estacionária, o que é muito raro.

Fonte: DC.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.