16.12.2025 às 14:08h - atualizado em 16.12.2025 às 15:47h - Saúde
O município de Itapiranga intensifica o alerta para evitar uma nova epidemia de dengue. A preocupação aumenta pelo fato de uma pessoa de Itapiranga estar internada na UTI do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, com complicações provocadas pela doença.
A Secretária de Saúde, Clair Heinen, lamenta a gravidade do caso e alerta para os cuidados com o mosquito vetor da doença. “A população precisa despertar para o risco que a dengue representa” disse.
Clair destaca que as equipes de endemias e a Vigilância Sanitária estão intensificando o combate ao mosquito transmissor. A preocupação aumenta com o período de intenso calor e chuva que favorece o desenvolvimento do Aedes Aegypt.
As equipes identificaram grande quantidade de focos no centro da cidade, abrangendo Avenida Uruguai, Rua do Comércio e Rua São Bonifácio. Os problemas também são frequentes nos bairros de Itapiranga.
No final de 2023 e início de 2024, o município registrou números alarmantes de focos do mosquito e pessoas com a doença. A situação de epidemia gerou graves problemas, com pacientes internados e até óbitos em decorrência de complicações provocadas pela dengue.
Na época da epidemia Itapiranga registrou 255 focos e neste ano são quase 200 focos de proliferação do mosquito.
Clair Heinen considera que o fato de ter uma pessoa com a doença pode ser determinante para a doença ser transmitida para um grande número de pessoas, devido à quantidade de focos do mosquito.
Comentar pelo Facebook