16.12.2024 às 10:31h - Geral

Advogado alerta sobre golpes envolvendo escritórios de advocacia

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Advogado alerta sobre golpes envolvendo escritórios de advocacia

Uma nova modalidade de golpe vem afetando diversos clientes e escritórios de advocacia na região. Conforme o advogado de Iporã do Oeste, Paulo Spiellmann, criminosos estão fazendo o uso de ferramentas tecnológicas, como o WhatsApp e redes sociais, para aplicar os golpes.

Nos últimos dias, o escritório do profissional foi vítima desse tipo de fraude, onde golpistas usaram seu nome, fotos retiradas de seu Facebook, e até criaram um perfil falso para se passar pelo advogado.

Spiellmann explicou que os golpistas entram em contato com clientes, afirmando que há custos processuais ou guias de impostos a serem pagos, muitas vezes se fazendo passar por advogados ou até mesmo por servidores públicos. O advogado explicou que os criminosos afirmam que a situação é urgente e que o pagamento precisa ser feito imediatamente.

Paulo afirma que a situação vem causando grande preocupação, especialmente porque esses criminosos utilizam documentos falsificados, com logomarcas oficiais, como a do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, para dar maior credibilidade ao golpe.

Paulo Spiellmann de Iporã do Oeste destacou que em uma das situações, os golpistas montaram imagens de sua pessoa com desembargadores do tribunal, sugerindo que ele estava pedindo o pagamento de guias, o que não era verdade.

Spiellmann enfatiza que as pessoas acabam acreditando porque os criminosos se valem de informações reais sobre os processos e até de fotos pessoais.

Paulo Spiellmann enfatiza a importância de os clientes sempre confirmarem, por meio de um canal de comunicação oficial, qualquer solicitação de pagamento antes de efetuá-lo. Ele orienta que ao receber um contato suspeito, as pessoas devem ligar para o escritório pelo número que costumam usar, ou até solicitar uma videochamada para garantir que o atendimento é realmente legítimo.

O advogado também recomenda que quando possível, os clientes se dirijam pessoalmente ao escritório para confirmar a veracidade das informações.

Paulo Spiellmann alertou para outras formas de golpe que têm se multiplicado, como as ofertas falsas de imóveis, especialmente no litoral de Santa Catarina, onde investidores são abordados por supostas construtoras. Ele explica que muitas vezes essas empresas não existem ou são montadas apenas para aplicar golpes.

Spiellmann orienta a população para que antes de fechar qualquer negócio, os investidores devem procurar um advogado especializado para analisar a proposta e evitar cair em fraudes.

O advogado ressaltou que os criminosos estão cada vez mais sofisticados e que, em um cenário onde as pessoas estão mais conectadas, o cuidado deve ser redobrado, principalmente com a chegada do fim de ano, quando muitos podem estar mais suscetíveis a golpes devido ao aumento de recursos disponíveis, como o pagamento do 13º salário.

Paulo Spiellmann reforça a população que é preciso sempre desconfiar de contatos inesperados e, se algo parecer suspeito, buscar ajuda de um profissional.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.