16.11.2025 às 19:04h - Clima

Temporal provoca falta de energia em diversos municípios do Extremo-Oeste

Lucas Lôndero

Por: Lucas Lôndero São Miguel do Oeste - SC

Temporal provoca falta de energia em diversos municípios do Extremo-Oeste

Um forte temporal atingiu o Extremo-Oeste de Santa Catarina no início da noite deste domingo, 16, provocando falta de energia em vários municípios atendidos pela Celesc. De acordo com o gerente da regional de São Miguel do Oeste, Sandro Valmorbida, as equipes já estavam em alerta desde a tarde, após os avisos emitidos pela Defesa Civil sobre a formação de tempestades severas na região.

O fenômeno climático avançou a partir do Rio Grande do Sul, passando por Itapiranga e municípios vizinhos, seguindo em direção a São Miguel do Oeste. As rajadas de vento causaram interrupções no fornecimento de energia em localidades como Bandeirante, Descanso, Itapiranga, Paraíso, São João do Oeste, Tunápolis e São Miguel do Oeste, entre outras que registraram oscilações ou quedas totais.

Até o momento, foram confirmadas quedas de árvores na SC-163, na linha Santa Fé Alta, interior de Itapiranga, um ponto de interdição por árvore caída em Belmonte, na SC-496 e um registro de queda de árvore no município de Descanso. Em ambos os casos, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para realizar a retirada e liberar o tráfego.

A Celesc informou que todas as equipes seguem mobilizadas desde o início das ocorrências, trabalhando para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível. No pico da instabilidade, mais de 40 mil unidades consumidoras chegaram a ficar sem energia na região, conforme o monitoramento em tempo real da companhia.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.