16.11.2023 às 22:58h - atualizado em 16.11.2023 às 23:46h - Chuvas

Defesa Civil de Mondaí alerta para risco de inundações devido à enchente do Rio Uruguai

Previsão é que o nível chegue a 12 metros acima do normal na madrugada desta sexta-feira, 17

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Defesa Civil de Mondaí alerta para risco de inundações devido à enchente do Rio Uruguai
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

A Defesa Civil de Mondaí emitiu um alerta na noite desta quinta-feira, 16, devido à elevação do Rio Uruguai e o risco de alagamentos no município. Segundo o comunicado, com as intensas chuvas nas cabeceiras da barragem Foz do Chapecó e com a possibilidade de mais chuvas intensas até sábado, 18, a barragem está liberando um grande volume de água, com previsão de que o Rio Uruguai no início da madrugada desta sexta-feira, 17, eleve seu nível para cerca de 12 metros acima do normal.

A nota destaca que em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número: (49) 9 9131-6078. A prefeitura de Mondaí informou que a equipe da Defesa Civil está preparada para oferecer assistência imediata e orientou a todos para que fiquem atentos à elevação do rio, adotando medidas de precaução, buscando áreas mais seguras, se necessário.

Usina Foz do Chapecó

A Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó emitiu uma nota na tarde desta quinta-feira, 16, informando que está passando por um período de altas vazões, vertendo acima do habitual, mas dentro dos níveis normais de operação. Segundo divulgado, a previsão é de continuidade das fortes chuvas e, consequentemente, as vazões da usinas na bacia do rio Uruguai devem continuar aumentando.

A Foz do Chapecó energia orientou os moradores ribeirinhos para que se atentem aos comunicados emitidos pela Defesa Civil dos municípios. Lembrou ainda que a quantidade de água a ser liberada é determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, que coordena todas as usinas do país.

Na última medição publicada às 21h desta quinta-feira, a Usina Foz do Chapecó apresentava uma vazão vertida de 18.018 metros cúbicos de água por segundo. A vazão vertida é a quantidade de água que sai do reservatório, escoada pelo vertedouro da hidrelétrica e segue rio abaixo. A vazão apresentou elevação gradual durante toda a tarde. A travessia da barca entre Mondaí/SC e Vicente Dutra/RS está interrompida.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.