16.11.2021 às 09:09h - atualizado em 16.11.2021 às 09:17h - Educação
O ex-prefeito de Tunápolis, professor Renato Paulata, teve aprovação de 94% na sua proposta de Plano de Gestão para 2022 e 2023. Ele assume o comando da escola Padre Balduino Rambo de Tunápolis, em janeiro.
Um dos grandes desafios é a preparação dos jovens para a sociedade e para o mercado de trabalho. O educandários já possui o Novo Ensino Médio por ser umas das 120 escolas com projeto piloto em Santa Catarina. O professor destaca que serão incrementadas novas disciplinas e isso está sendo amplamente discutido com encontros com alunos, pais e comunidade escolar.
Renato Paulata ressalta que a carga horária será bem maior, com grande desafio aos professores para aperfeiçoar o ensino médio. São necessárias três mil horas para o ensino médio e no currículo normal o máximo possível é de 800 horas no ano.
O ensino médio inovador terá dois dias de aula integral para atender o período exigido. Alunos que ingressarem em 2022 no período noturno, terão pela frente um curso de duração de quatro anos, pois não é possível ampliar a carga horária diária.
Renato Paulata salienta que é cada vez mais comuns os jovens optarem pelo mercado de trabalho e buscarem estudo no período noturno. Tunápolis aguarda concluir o período de matrículas para definir a formação de turma a noite na escola Padre Balduíno Rambo.
Renato Paulata antecipa que seu planejamento é realizar gestão de forma coletiva em processo com mudanças necessárias. O professor considera que é importante ter muito diálogo com as organizações que compõe a escola como o Conselho Deliberativo, Grêmio Estudantil e APP.
Ele avalia que desta forma é mais fácil preparar o estudante para o mercado de trabalho e principalmente formar seres humanos para melhorar a sociedade.
Foto(s): Divulgação
Comentar pelo Facebook